Santas Casas e Hospitais filantrópicos se reúnem para discutir o novo piso da Enfermagem

A rede de Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS se reuniu em Assembleia Geral Extraordinária nesta quinta-feira, 11, no Hotel Continental em Porto Alegre. A provedora do Hospital Santo Ângelo, Isabel Cristina Câmera, o diretor administrativo Gelson Schneider e o assessor jurídico Gustavo Santos participaram da Assembleia.
A pauta única é a aplicação do novo piso da Enfermagem, que implicará no impacto anual de quase R$ 950 milhões/ano.
Sem previsão de recursos extras para o cumprimento do novo piso, as 247 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, responsáveis por mais de 70 das internações SUS e 80% dos atendimentos Cardiologia SUS no RS, entrarão em colapso financeiro, prejudicando a assistência à saúde da população do Estado, tendo em vista a inevitável necessidade de diminuir suas estruturas de leitos e profissionais.
Desta Assembleia foi extraído um documento que na sequência foi entregue no Palácio Piratini, para o Chefe da Casa Civil, Artur Lemos e Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, explicitando a grave e urgente situação da maior rede de hospitais do RS.