Hospital Santo Ângelo se consolida como maior hospital da região

O Hospital Santo Ângelo em sua trajetória se consolidou com um hospital regional, atendendo 24 municípios da área de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. No entanto, em algumas especialidades como a Obesidade Mórbida é referência para mais de 80 municípios.

O número de atendimentos reflete a importância da Instituição de Saúde para o atendimento de uma região que tem uma população de mais de 300 mil pessoas. Começando pelo número de internações no HSA, dados mostram que foram 11.326 em 2019, sendo que deste total 9.502 pelo SUS.

ATENDIMENTOS

O Pronto Atendimento, por sua vez, realizou ao longo do ano 37.039 atendimentos, ou seja, 3.086 atendimentos mensais. O HSA disponibiliza neste espaço cinco consultórios adultos e um pediátrico; sala de espera para pequenos procedimentos cirúrgicos, sala para procedimentos endoscópicos, sala de hidratação, 10 leitos de observação e ainda salas destinadas à emergência.

MATERNIDADE

Outro registro importante está relacionado aos números da maternidade. Em 2019 foram 1.424 nascimentos – 739 meninos (51,9%) e 685 meninas (48,1%). Ao todo foram 995 cesarianas e 429 partos normais. A Maternidade conta com o apoio da UTI Neonatal e do Banco de Leite Humano que atende bebês prematuros de Santo Ângelo e região.

SERVIÇO DE IMAGEM

O serviço de imagem investe em novas tecnologias para aprimorar seus serviços com exames de alta resolução. Para isso foram adquiridos modernos equipamentos para tomografia computadorizada, ecografia e aparelhos de raio-X. Em 2019 foram efetuados 41.366 raio-X, 1.909 mamografias, 14.390 ultrassom e 8.168 tomografias no Hospital Santo Ângelo.

BANCO DE SANGUE

O Banco de Sangue desenvolveu várias campanhas de doação de sangue em 2019. Neste período efetuou 3.730 atendimentos no Hospital Santo Ângelo. Dentro das ações de conscientização foi realizado no mês de novembro o II Ciclo Vermelho pela Vida juntamente com ACM (Associação Ciclo Missões).

OBESIDADE MÓRBIDA

A Obesidade Mórbida é um dos serviços de alta complexidade desenvolvidos pelo Hospital Santo Ângelo, sendo referência para mais de 80 municípios no Estado.  Em 2019 foram realizadas 3.153 consultas. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar com médicos cirurgião, gastroenterologista, endocrinologista, cardiologista e clínico geral; enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, entre outros profissionais.

PEDIATRIA

O atendimento pediátrico é outro serviço importante. Em 2019 foram 2.829 atendimentos de crianças na Casa de Saúde. A unidade conta com 24 leitos, 10 quartos, sala de recreação, sala de punção, posto de enfermagem, sala de sanificação, sala de materiais higiênicos, cozinha.

ONCOLOGIA

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HSA passou a atender pacientes pelo SUS. Números do serviço de oncologia mostram que em 2019 foram realizadas 1.597 consultas e 253 cirurgias oncológicas pelo SUS na unidade. Neste espaço são 16 salas numa área de 350 metros quadrados.

OTORRINOLARINGOLOGIA

Outro serviço importante é o de otorrinolaringologia que em 2019 registrou 6.887 consultas. O serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é viabilizado através de contrato do HSA com o Instituto Regional de Otorrino (IRO).

OFTALMOLOGIA

Na área de oftalmologia foram feitos 7.159 consultas pelo SUS em 2019 –  uma média de quase 600 consultas mensais. O serviço conta com sala de cirurgia e modernos equipamentos para o atendimento da comunidade regional. Dentre os serviços cirurgias de catarata e outras doenças como o glaucoma. Dados mostram que são cerca de 50 cirurgias mensais.

ORTOPEDIA

O serviço de ortopedia e traumatologia registrou 8.702 consultas pelo SUS, ou seja, cerca de 800 atendimentos mensais. O serviço conta com médicos em subespecialidades como quadril, ombro, joelho, mão, tornozelo, pé, fixadores externos e cirurgia de trauma. O serviço conta com moderno equipamentos como intensificadores de imagem (Arco em C) que possibilita imagens radiológicas em movimento em movimento transoperatórios; perfuradores pneumáticos, garrote pneumático, bomba de infusão de medicamentos e cautério bipolar, assim como torres artroscópicas e monitores de alta tecnologia.