Dia Mundial da Sepse

O dia 13 de setembro marca o Dia Mundial da Sepse. A data foi escolhida para conscientizar as pessoas sobre a doença que é um problema de saúde pública no mundo.
XXXXO Instituto Datafolha fez neste ano uma pesquisa, onde foram entrevistadas 2.100
pessoas em todo o Brasil. A primeira pergunta foi a seguinte:“Já ouviu falar em sepse?” Apenas 14% responderam que sim. A segunda pergunta: “O que é sepse?” somente 6% responderam que seria “a resposta grave do organismo a uma infecção”.
Esses números comparados ao conhecimento sobre o infarto do miocárdio, com a utilização de questionário semelhante são reveladores. Ao serem questionadas com a pergunta “Já
ouviu falar em infarto do coração?” No total, 99% responderam que sim, e sobre “Quais são os sintomas?” 88% responderam corretamente. A sepse (infecção generalizada) no Brasil, mata mais do que infarto do miocárdio e o câncer de mama.
A pesquisa mostra que o brasileiro tem um conhecimento bastante restrito sobre a síndrome e por isso são importantes campanhas de esclarecimento com a participação das sociedades médicas e da imprensa. A divulgação de informações sobre a sepse poderá promover o reconhecimento precoce da síndrome, auxiliando o médico no atendimento e redução da mortalidade de pacientes.
Em virtude disso, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) realiza o controle diário dos quadros de sepse da instituição e planeja realizar um evento em setembro de 2018 para divulgar esse assunto no meio profissional, acadêmico e na comunidade, mostrando a importância do diagnóstico precoce e tratamento para reduzir a mortalidade por essa síndrome que chega a 60% dos casos.