Educação Permanente na busca pela qualidade assistencial e segurança do paciente

Aconteceu, na sexta-feira, 8, a 1ª palestra do projeto de Educação Permanente do SCIH/CCIH. A consultora em serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Cínthia Oliveski, juntamente com a enfermeira coordenadora do SCHI, Daiane Prexxxxxxxstes, ministrou palestra para a equipe do Centro Cirúrgico. Cínthia falou sobre a prevenção de infecção associada a procedimentos cirúrgicos.
Esse trabalho tem como objetivo envolver os profissionais e reduzir as taxas de IRAS (Indicadores de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde). Daiane Prestes explica que haverá outros encontros tratando de assuntos pertinentes a prevenção e controle de IRAS.
IRAS
A infecção hospitalar (IH), atualmente denominada infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS), representa, para toda humanidade, sério problema de saúde pública, devido ao número crescente de casos e, ainda, surgimento de novas cepas bacterianas multirresistentes. As IRAS são consideradas indicadores de qualidade na assistência, pois sua incidência está diretamente relacionada com as ações e os cuidados em saúde.
As IRAS possuem elevados índices de morbidade e de mortalidade em pacientes hospitalizados acarretando altos custos diretos e indiretos aos hospitais, improdutividade dos pacientes levando a déficits econômicos ao país e, além disso, trazendo dor, mal-estar, isolamento e sofrimento ao paciente e sua família.
Neste contexto, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Santo Ângelo estão promovendo ações que visem reduzir os riscos de infecções por parte dos pacientes internados, aprimorando a qualidade da assistência.
De encontro a esta problemática o envolvimento e participação da equipe multidisciplinar é imprescindível, tendo em vista que as atividades realizadas por estes profissionais são subsidiadas por ações educativas. Assim, a educação permanente emerge como forte aliada neste processo, tendo como objetivo oportunizar aos profissionais de saúde a participação em programas de educação permanente com enfoque na prevenção de IRAS – infecção relacionada à assistência à saúde, como forma de aprimorar sua atuação na instituição.
As atividades do projeto Educação Permanente serão desenvolvidas, continuamente, por meio de planos de ação. Neste sentido, apresenta-se a seguir as ações:
* Identificação das necessidades de aprimoramento dos profissionais de enfermagem e dos serviços, por meio da coleta das temáticas, através de formulário colocado em todas as unidades do hospital, dando a oportunidade ao profissional ali presente de expor a necessidades do grupo.
* Viabilização de espaços físicos para a discussão, aprimoramento e troca de saberes entre os profissionais de enfermagem dos diferentes serviços, como rodas de conversa, oficinas, seminários, cursos, preferencialmente nas reuniões de setores, entre outros.
* Sensibilização dos profissionais (durante cursos, reuniões eventos) sobre a importância da participação em atividades educativas e de integração, colaborando na efetivação das ações.
* Socialização de materiais e práticas educativas produzidas pelos profissionais do HSA, utilizando diferentes meios de divulgação.
As atividades vêm sendo desenvolvidas desde junho deste ano com a elaboração das temáticas a serem trabalhadas em conjunto com as unidades.

SCIH/CCIH