Setembro Amarelo: preconceito e desinformação são empecilhos para pedir ajuda, alerta psiquiatra

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que neste ano tem como tema “Se precisar peça ajuda” e o Hospital Regional das Missões está engajado na campanha. Conforme a médica psiquiatra e Responsável Técnica da Unidade de Saúde Mental do HRM, Dra. Mabel Konzen, vários fatores dificultam o pedido de ajuda no caso de risco de suicídio.
“A desinformação sobre formas, efetividade e locais de tratamento; o preconceito com o sofrimento/doença mental como forma legítima de adoecimento e até incapacidade; as crenças de que os sintomas se devem a outras causas que não as usuais de doenças e etc”, cita a médica.
E a família e os amigos podem auxiliar as pessoas que estão necessitando de tratamento. Conforme a Dra. Mabel, é importante suspeitar que algo não está bem quando a pessoa fica mais reclusa, tem faltas no trabalho ou escola, fala em desistir ou em não ver sentido nas coisas, ou até passam a usar sustância psicoativa.
“Deve-se conversar abertamente sobre o comportamento/sintomas percebidos e expressar desejo de ajudar, que conhece acesso/locais de tratamento. No nosso município, temos a rede básica de saúde e os CAPS como estrutura pública de tratamento. Pode ser procurado um médico psiquiatra e/ou psicólogo na rede privada. Também pode-se ligar para o CVV (Centro de Valorização da Vida) o atendimento é realizado pelo telefone 188 (24 horas por dia e sem custo de ligação)”, ressalta a Dra. Mabel.
ESTATÍSTICA
Um dos dados alarmantes quando o assunto é a prevenção ao suicídio é em relação ao aumento de casos entre os jovens. Segundo a Dra. Mabel, “estudos mostram que a taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre os anos de 2011 e 2022. Já as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 aumentaram 29% a cada ano nesse mesmo período. O número foi maior que na população em geral, cuja taxa de suicídio teve crescimento médio de 3,7% ao ano e a de autolesão 21% ao ano, neste mesmo período”.
UNIDADE DE SAÚDE MENTAL DO HRM
O HRM possui estrutura de internação psiquiátrica em Unidade de Saúde Mental. O acesso ocorre através da rede ambulatorial (através de cadastro no GERINT- sendo o sistema estadual de regulação de internações hospitalares) ou através dos serviços de emergência médica.