O Hospital Regional das Missões conta com unidade exclusiva para a maternidade. No local as mães são auxiliadas a amamentar da forma correta e criar vínculos com o filho recém-nascido, além de estimular a família a participar do processo. Esse estímulo acontece logo após o parto, na maternidade da Instituição.
Neste processo a equipe multidisciplinar de médicos, pediatra e obstetras, enfermeiras, técnicos, nutricionistas, psicólogas, ensinam as melhores técnicas para o processo de amamentação. Equipe com vasta experiência e conhecimento para receber a mulher em uma das fases mais especiais da vida que é a chegada de um bebê.
Conforme a enfermeira Emanoele Busatto, a família é o suporte. “Ela precisa o familiar do lado, seja o pai, a mãe, toda a rede da mulher desde a gestação, até o pós-parto. É muito importante que essa rede incentive, principalmente as mais jovens, é necessário o apoio da família para a amamentação seguir até os seis meses”, afirma.
Para as mães dos bebês que necessitam dos cuidados da UTI Neonatal, as mães recebem todo apoio e auxílio, e retiram o leite no Banco de Leite. Dessa forma conseguem oferecer ao bebê o melhor alimento e preparam o peito para quando conseguem mamar sozinhos.
“Faz bem para o bebê, faz bem para a mãe, pois auxilia no processo de melhora do útero, de reverter o útero, ajuda e muito na amamentação, para o bebê existem vários benefícios, pode prevenir diarreias, a imunidade do bebê fica mais reforçada”