Nota

O Hospital Santo Ângelo vem ao longo dos seus 91 anos desempenhando um fundamental serviço na área de saúde hospitalar de Santo Ângelo e região das Missões.
Atualmente, oferece serviço de Pronto Socorro 24 horas com equipe qualificada para todos os casos de urgência e emergência que tem risco de vida.
A Instituição possui 22 serviços, onde presta Atendimento para o Sistema Único de Saúde em diversas especialidades na média e alta complexidade. Serviços como: UTI Neonatal, UTI Adulto, Pediatria, Maternidade, Ambulatório de Gestante de Alto Risco, unidade clínica, bloco cirúrgico, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, traumatologia/ortopedia, cirurgia bariátrica, oftalmologia, otorrinolaringologia, laboratório de análises clínicas, serviço de imagem com tomografia, ecografia, raio-x, entre outros. Destes serviços que são prestados para o Sistema Único de Saúde, 19 deles são deficitários.
O Hospital colocou a disposição da região toda a sua estrutura para ser a referencia em atendimentos na luta contra o Covid-19. Neste momento, mais de 100% de sua estrutura foi utilizada.
Destacamos ainda que, o Hospital Santo Ângelo realiza 90% de atendimentos para o Sistema Único de Saúde.
Destacamos que atualmente todos os pagamentos referentes a salários, fornecedores, impostos, renegociações de dívidas e prestadores de serviços estão em dia.
Reforçamos que é de extrema importância a indicação de emendas parlamentares para a contribuição no equilíbrio financeiro dos atendimentos prestados para o Sistema Único de Saúde.
E destacamos que neste ano de 2023 temos apenas a indicação de uma emenda parlamentar de custeio o que reduziu em mais de 84% a expectativa de recursos.
Diante do exposto, o Hospital Santo Ângelo vem realizando reuniões periódicas com a Secretaria Estadual de Saúde informando da necessidade urgente de aporte financeiro para equilibrar o déficit gerado pelos serviços contratados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Reuniões essas acompanhadas pelo deputado estadual Eduardo Loureiro e pelo prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa.
Informamos que no dia 7 de fevereiro de 2023 foi protocolado ofício número 033/2023; no dia 16 de março de 2023 foi protocolado ofício número 054/2023; no dia 4 de maio de 2023 foi protocolado ofício número 088/2023; no dia 22 de maio de 2023 foi protocolado ofício número 108/2023 em audiência com o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, expondo as demandas relacionadas as questões financeiras para manutenção do contrato com o SUS.
Destacamos ainda que, a Coordenadoria Regional de Saúde, na pessoa do coordenador Rodrigo Reis, vem desenvolvendo ações na tentativa de viabilizar os recursos necessários.
Comunicamos que na última segunda-feira, 26, o prefeito Aurí Brandt Kochhann, presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) participou da reunião ordinária da Provedoria do HSA onde foi exposto todas as necessidades e demandas do Hospital.
Informamos que o Hospital Santo Ângelo no uso das atribuições legais e contratuais, oficiou a Secretaria Estadual de Saúde sobre a necessidade do aporte financeiro e como o prazo legal contratual tem 60 dias para os tramites necessários.
A diretoria do HSA de forma responsável vem somando esforços e buscando meios de viabilização dos serviços, e desta maneira em nenhum momento, solicitou a desabilitação do serviço de forma unilateral, mas sim abriu processo de renegociação.