HSA esclarece a comunidade

Na madrugada de sexta-feira, 24, a paciente deu entrada na emergência do Hospital Santo Ângelo. Ela foi prontamente atendida por médico e equipe de enfermeiros, pois necessita de assistência imediata sendo direcionada para o Leito 2 da Emergência. Leito estruturado para prestar atendimento a situações de urgência – emergência devendo garantir todas as manobras de sustentação da vida e com condições de dar continuidade a assistência no local
A paciente foi monitorizada devido à instabilidade hemodinâmica, sendo puncionado acesso central e instalada Ventilação Não Invasiva (VNI).
Cabe ressaltar, que foram feitos todos os exames necessários na paciente e a mesma foi avaliada por cardiologista.
Na sexta-feira, 24, às 16h36min a paciente é cadastrada no Gerint (Sistema de regulação de vagas de UTI no Estado). O cadastro foi necessário por não haver vagas de UTI no HSA, no momento. A paciente necessitou de um leito de UTI durante a tarde. É importante compreender que as urgência e as emergências da vida são circunstâncias imprevisíveis e por isso existe uma unidade preparada para uma assistência qualificada e segura.
Vale ressaltar que o HSA possui 10 leitos de UTI Adulto e 10 leitos de UTI Neonatal, todas as vagas são gerenciadas pelo sistema Estadual de Leitos. No sistema, o paciente é transferido para o local onde há vaga no Estado.
Desde a entrada da paciente, ela permaneceu em leito de emergência. Sendo o tempo todo monitorada e realizada intervenção imediata para o caso de emergência. No leito havia monitor, ventilação mecânica e demais equipamentos disponíveis para a paciente. Mesmo com todo suporte, no sábado, 25, infelizmente veio a óbito.
Ressaltando que o Pronto Atendimento do Hospital Santo Ângelo se destina a pacientes de urgência e emergência com risco grave e eminente de morte. Nos leitos do Pronto Atendimento do HSA, os pacientes recebem o mesmo suporte que estando dentro de uma UTI, com os cuidados médicos e da equipe de enfermagem.