Hospital Santo Ângelo lança campanha “Doar é Viver”

A campanha “Doar é Viver” foi lançada na manhã de hoje (15) no Hospital Santo Ângelo. O evento de abertura contou com a presença de seu idealizador, Sr. Otélio Drebes. Em conjunto com o Governo do Estado, a campanha visa mobilizar a população do Rio Grande do Sul para que doem sangue e salvem vidas.

Até o mês de dezembro, das 7h às 12h20, a equipe do Sr. Otélio está disponibilizando transporte de ida e volta para que os doadores da região se desloquem até o Banco de Sangue do HSA. O agendamento pode ser realizado pelo telefone 51 99699 1852.

Durante o coquetel, o fundador das lojas Lebes explanou sobre o papel fundamental da doação de sangue. “Cada doador de sangue está salvando a vida de quatro pessoas e eu ainda faço este trabalho, aos 87 anos, para estimular a comunidade a realizar este ato de amor”. Ele distribuiu aos doadores e colaboradores da instituição uma muda de planta, representando a semente da vida, que nasce, cresce e dá frutos.

A enfermeira gestora do Banco de Sangue do HSA, Marta Eugenia Perim Motta, acrescentou que hoje há um baixo estoque de sangue, com média de 6 doadores por dia. “Para manter o estoque razoável o ideal seria 20 doadores por dia, pois fornecemos sangue para os pacientes internados no Hospital Santo Ângelo e Hospital Regional Unimed Missões, e para mais 24 municípios da região. É importante, também, que os doadores se tornem fidedignos e não façam a doação apenas uma vez”.

Participaram do lançamento a provedora do HSA Isabel Câmera, o segundo-secretário Jairo Fernandes da Silva, o administrador Gelson Schneider, e representantes do Lions e Leo Clube Universitário e Centro, apoiadores da campanha.