Samu desenvolve cursos e oficinas de primeiros socorros na comunidade

O Samu do Hospital Santo Ângelo vem cumprindo uma extensa agenda de cursos e oficinas de primeiros socorros não apenas no município, mas também em toda região. O coordenador de enfermagem do Samu, Alex Martins Antunes, explica que essa é uma ação permanente desenvolvida em empresas, universidades, instituições de ensino superior, escolas e entidades.
“O objetivo maior dessa medida é sensibilizar a comunidade sobre o funcionamento do Samu, assim como ensinar noções básicas de primeiros socorros que podem fazer a diferença no pré-atendimento de uma vítima até a chegada de nossos profissionais ao local. Temos obtido com esse trabalho um resultado positivo graças ao empenho e comprometimento de toda a equipe do Samu neste trabalho educativo”, observa o enfermeiro.
As equipes do Samu estão atuando em diferentes frentes junto à comunidade. No dia 14 de abril, a equipe do Samu e a Help Treinamentos desenvolveu curso de Qualificação Livre em Suporte Básico de Vida (SBV) na Escola Estadual Augusto Nascimento e Silva. Na ocasião foram explicadas noções básicas de atendimento de parada cardiorrespiratória (PCR), ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e obstrução de vias respiratórias por corpo estranho (OVACE) em adultos e neonatos.
No dia 16 de abril foi a vez de o Samu repassar orientações para profissionais do Hospital de Santo Cristo com treinamento teórico e prático sobre parada cardiorrespiratória e obstrução de via aérea por corpo estranho, assim como noções básicas de atendimento pré-hospitalar e simulado.
Já no dia 18 de abril teve palestra sobre o funcionamento geral do Samu com treinamento teórico e prático em imobilizações no trauma. A atividade foi desenvolvida para acadêmicos do Curso de Educação Física da URI, no laboratório de práticas da URI.
No dia 27 de março, os profissionais do Retiro dos Idosos Universina Carrera Machado tiveram treinamento sobre parada cardiorrespiratória (PCR) e obstrução de via área por corpo estranho.
E no dia 28 de março teve palestra sobre o funcionamento do Samu e atendimento pré-hospitalar (teoria e prática) para profissionais do Hospital Santo Ângelo.
Também no dia 28 os acadêmicos do Curso de Biomedicina e do curso Tecnólogo em Estética/Cosmética da CNEC Santo Ângelo receberam orientações sobre atendimento pré-hospitalar e suporte básico .
AGENDA
No dia 8 de maio o Samu desenvolverá treinamento pela manhã no Colégio Onofre Pires, enquanto no dia 9 de maio, à noite, as atividades serão no Instituto Federal Farroupilha.