Campanha Janeiro Branco

A equipe técnica do Hospital Santo Ângelo vai realizar atividade, na quinta-feira, 25, com um grupo de conscientização sobre a importância da Campanha Janeiro Branco. A médica psiquiatra responsável técnica da Unidade de Saúde Mental, Mabel Konzen, explica que a atividade será às 16 horas no auditório do HSA e as pessoas interessadas podem participar.
Mabel Konzen explica que o Janeiro Branco é uma campanha que começou no Brasil em 2014 e que tem como objetivo mobilizar a sociedade para ações voltadas à saúde mental. A campanha trabalha abordagens deste tema de uma maneira em que as pessoas possam encarar o cuidado em saúde mental como uma necessidade, por meio de ações preventivas de forma tão natural quanto os cuidados com a saúde física. O mês de janeiro foi escolhido por ser o primeiro do ano e a cor branca é em consonância com a ideia de recomeço, a página inicial, possibilidade de repensar nossas vidas, atitudes e sentimentos.
Outro objetivo da campanha é quebrar e desconstruir a ideia de que o tratamento (ou acompanhamento) psíquico é “coisa pra louco” ou para quem “perdeu o controle”. Ela mostra que quem busca ajuda quer justamente manter o controle, ficar bem, mais funcional e estabilizado. “Quando nos sentimos incomodados, angustiados, preocupados, ou temos sintomas físicos não explicados por doenças orgânicas; todo o nosso rendimento é comprometido, tanto na esfera pessoal quanto profissional”, salienta a médica.
Konzen explica que as práticas que favorecem o bem estar psíquico, como acompanhamento psiquiátrico, psicológico, grupos e terapias alternativas podem e devem ser usadas e incorporadas na vida diária de toda a comunidade.