Pessoas de outras cidades fizeram doação de sangue nas comemorações do Dia do Doador Voluntário

Várias ações foram desenvolvidas para marcar o Dia do Doador Voluntário, comemorado nesta sexta-feira, 25 de novembro. O Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo, juntamente com professores e acadêmicos de cursos de saúde da URI e do Iesa, desenvolveram ações na quinta-feira e na sexta-feira.

Além dos doadores locais, pessoas de outras cidades vieram ao Banco de Sangue de Santo Ângelo para fazer a doação. Um exemplo de gesto solidário é o da policial militar, Márcia Marcon, de 30 anos. Morando em Porto Alegre, a militar conta que vem duas vezes ao ano para Santo Ângelo para visitar a família. “Cada vez que venho a Santo Ângelo vou ao Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo para fazer a doação. Há três anos que faço isso nas minhas férias. Em Porto Alegre eu apenas faço doação no Banco de Sangue do Hospital de Clínicas em Porto Alegre quando um colega da Brigada Militar necessita de sangue. Prefiro doar sangue nas minhas férias”, revelou.

Quem também pabs4rticipou da doação de sangue, nas comemorações do Dia do Doador Voluntário foi José Orlando Bazana, de 60 anos, que vive em Eugênio de Castro. O senhor conta que essa é a segunda vez que está fazendo a doação de sangue. “Acho importante poder ajudar quem precisa. Sempre é bom servir os outros e salvar vidas”, disse Bazana.

ATIVIDADES

Dentro das comemorações do Dia do Doador, equipe do Banco de Sangue fez a coleta de sangue de doadores, enquanto acadêmicos da área de saúde e técnicos de enfermagem da URI Campus Santo Ângelo verificaram a pressão arterial das pessoas e fizeram testes de glicose, enquanto acadêmicos do curso de Biomedicina do Iesa analisaram a tipagem sanguínea.

BANCO DE SANGUE

O Banco de Sangue do HSA tem na coordenação a enfermeira gestora, Marta Perim Motta, e conta com o trabalho da biomédica Patrícia Eich, assim como de técnicos de enfermagem e secretária, perfazendo um total de 15 profissionais de saúde atuando no local. Mais informações sobre o Banco de Sangue pelo telefone (55) 3313 2000.

FOTO: Cristiano Devicari