Médicos que atuam em unidades básicas de saúde da área da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde receberam orientações para atender e encaminhar pacientes com acidente vascular cerebral por isquemia (obstrução de artérias) para hospitais de referência neste tipo de serviço. A atividade, promovida pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde com o apoio do Hospital Santo Ângelo, aconteceu no auditório do HSA.
O encontro contou com as presenças do delegado regional de Saúde, Antônio Sartori, o diretor técnico do HSA, Loi Roque Biacchi, o diretor clínico, Flávio Christensen, a enfermeira chefe Maristane Almeida, o gestor do serviço de Telemedicina, Fernando Pisa, a enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde, Fernanda Rodrigues, entre outros.
PALESTRAS
Inicialmente, o médico neurologista Jose Otavio Dworzecki ministrou palestra sobre “Acidente Vascular Cerebral: atendimento pré-hospitalar e hospitalar”. José Otávio, que é coordenador do Centro de Referência Cerebrovascular do HSA, explicou como identificar as vítimas de AVC isquêmico e a forma adequada de procedimentos, assim como falou do suporte tecnológico do serviço de Telemedicina, onde o paciente depois de uma tomografia é encaminhado para uma sala especial na qual está um médico que envia imagens, através de uma câmara de alta resolução, para neurologistas, do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre.
Na sequência, o coordenador médico dos Serviços de Urgência e Emergência do Rio Grande do Sul, Leonardo Bisacot, falou sobre os fluxos de regulação de AVCs e os encaminhamentos feitos pelos médicos nos casos de pacientes com acidente vascular cerebral para hospitais referências habilitados neste tipo de especialidade, como é a situação do HSA.