Médicos da região recebem orientações sobre pacientes com AVC

avcs

Médicos que atuam em unidades básicas de saúde da área da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde receberam orientações para atender e encaminhar pacientes com acidente vascular cerebral por isquemia (obstrução de artérias) para hospitais de referência neste tipo de serviço. A atividade, promovida pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde com o apoio do Hospital Santo Ângelo, aconteceu no auditório do HSA.

O encontro contou com as presenças do delegado regional de Saúde, Antônio Sartori, o diretor técnico do HSA, Loi Roque Biacchi, o diretor clínico, Flávio Christensen, a enfermeira chefe Maristane Almeida, o gestor do serviço de Telemedicina, Fernando Pisa, a enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde, Fernanda Rodrigues, entre outros.

jose-otavio-dworzecki-2

PALESTRAS

Inicialmente, o médico neurologista Jose Otavio Dworzecki ministrou palestra sobre “Acidente Vascular Cerebral: atendimento pré-hospitalar e hospitalar”. José Otávio, que é coordenador do Centro de Referência Cerebrovascular do HSA, explicou como identificar as vítimas de AVC isquêmico e a forma adequada de procedimentos, assim como falou do suporte tecnológico do serviço de Telemedicina, onde o paciente depois de uma tomografia é encaminhado para uma sala especial na qual está um médico que envia imagens, através de uma câmara de alta resolução, para neurologistas, do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre.leonardo-bisacot

Na sequência, o coordenador médico dos Serviços de Urgência e Emergência do Rio Grande do Sul, Leonardo Bisacot, falou sobre os fluxos de regulação de AVCs e os encaminhamentos feitos pelos médicos nos casos de pacientes com acidente vascular cerebral para hospitais referências habilitados neste tipo de especialidade, como é a situação do HSA.