Enfermeira Rúbia lança livro científico na URI

livro

Na terça-feira, 6, aconteceu no Salão Azul do Prédio 13 da URI Campus Santo Ângelo, o lançamento do livro científico “A enfermagem na gestão dos serviços de sanificação, lavanderia, costura e hotelaria hospitalar na segurança do paciente”. A publicação é da enfermeira Rúbia Geruntho dos Santos que é gestora dos serviços de Sanificação, Lavanderia e Costura do Hospital Santo Ângelo.

No lançamento, a enfermeira Rúbia agradeceu o apoio da direção do Hospital Santo Ângelo e da URI Campus Santo Ângelo. A enfermeira também destacou a importância da participação do acadêmico de Medicina, Eduardo Geruntho dos Santos, e do professor e enfermeiro Narciso Vieira Soares. Rúbia disse que decidiu desenvolver essa publicação quando assumiu a função de gestora do setor onde atua. “Para mim foi um grande desafio a missão que assumiu e então resolvi fazer um estudo sobre as novas funções que assumiu, efetuando a coleta de dados e informações”, salientou.

A profissional de saúde explica que o livro contempla orientações, normativas, legislações, técnicas, assim como o passo a passo envolvendo todas as informações necessárias para o profissional que almeja atuar como chefia dos serviços de apoio hospitalar: sanificação, lavanderia, costura e hotelaria. A publicação ilustra as exigências dos órgãos fiscalizadores sob a perspectiva da enfermagem e a obra também é destinada a profissionais que pretendem aperfeiçoar o conhecimento nesta área.

Rúbia revela que a publicação foi resultado de quatro anos de estudos nestes diferentes setores do hospital. Ela contou que no trabalho de pesquisa foram elencadas as etapas sobre as rotinas das instituições de saúde, tendo como enfoque principal a assistência com qualidade e holística ao cliente interno e externo, através de um atendimento humanizado, e garantindo desta forma um serviço de saúde que prima pela segurança do paciente.

No livro foram reunidas as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) através das normas regulamentadoras para o funcionamento dos estabelecimentos de saúde, as ações e processos, bem como os produtos utilizados pelas equipes envolvidas nestes serviços específicos do hospital, tudo tendo como objetivo final a segurança do paciente e a qualidade assistencial.

PRESENÇAS
Estiveram presentes no lançamento do livro o provedor do HSA, Odorico Bessa Almeida, o diretor administrativo, Sidnei Rugeri, o diretor técnico. Loi Roque Biacchi, a enfermeira chefe Maristane Almeida, o enfermeiro gestor do Centro Cirúrgico, Joel Bueno, entre outros.

Foto: Cristiano Devicari