Triplica número de internações de crianças na pediatria no início de julho

REDUC

Com as bruscas variações de temperaturas, a pediatria do Hospital Santo Ângelo registrou aumento de internações de crianças na faixa etária de 0 a 5 anos na primeira quinzena de julho. De acordo com a enfermeira gestora da Pediatria, Sheila Steidl, o número triplicou nesta primeira quinzena do mês de julho e cerca de 90% das internações do setor são de crianças com doenças respiratórias.

“O inicio de julho foi marcado por intercalação de dias quentes e frios. Essa variação acaba afetando o organismo da criança devido à queda de imunidade com as baixas temperaturas. As condições climáticas favorecem o aumento de casos de doenças respiratórias neste período”, observa Sheila Steidl.

A enfermeira conta que nesta época são registrados mais casos de crise de asma, gripes, pneumonia, bronquiolite, bronquite, infecção de garganta, laringite, assim como vômitos e diarreias em decorrência de infecções pelo frio. “Aqui na pediatria são feitas a aplicação de medicações e nebulizações das crianças, de acordo com o paciente”, explica.

A técnica de enfermagem, Geneci Ferreira dos Santos, que trabalha há 21 anos na pediatria conta que todos os anos aumentam as internações de crianças nos meses de junho, julho e agosto.

Foto: Cristiano Devicari