No Brasil são realizadas 88 mil cirurgias bariátricas por ano, mas a meta é chegar a 100 mil. A Obesidade Mórbida é um dos serviços de alta complexidade desenvolvidos pelo Hospital Santo Ângelo que é hoje uma referência no Estado.
Na sexta-feira, 8, os enfermeiros do Centro Cirúrgico, Joel Bueno e Wagner Bechorner Almeida apresentaram palestra sobre o tema “cirurgia bariátrica”. A atividade aconteceu durante a reunião mensal de enfermagem coordenada pela enfermeira gestora Maristane Bechorner Almeida.
Na oportunidade foram explicados os diferentes tipos de cirurgias bariátricas realizadas no HSA como a banda gástrica ajustável, bypass gástrico, sleeve e pancreática.
Os profissionais de saúde também falaram sobre os cuidados pós-operatórios, assim como destacaram a importância do atendimento ambulatória, etapa anterior ao procedimento cirúrgico.
Outro aspecto abordado sobre o tema foi equipe multidisciplinar que envolve todo o processo como médicos cirurgião, gastroenterologista, endocrinologista, cardiologista; enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, entre outros profissionais.
HSA
O Hospital Santo Ângelo realiza cirurgias bariátricas por convênios, particulares e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Foto: Cristiano Devicari