Inaugurada nova cozinha e refeitório

Na quarta-feira, 2 de setembro, foi inaugurado os novos refeitório e cozinha do Hospital Santo Ângelo. A solenidade contou com a presença do provedor Bruno Hesse, o juiz da Vara do Trabalho, Edson Moreira Rodrigues, o procurador do Trabalho, Itaborai Bocchi da Silva, o diretor administrativo do HSA, Sidnei Rugeri, o consultor hospitalar Edemar Paula da Costa, o prefeito Valdir Andres, a vice-prefeita Nara Damião, o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Waskievicz, o coordenador da 12a Coordenadoria Regional de Saúde, Antônio Sartori, o secretário municipal de Saúde, André Kissel, entre outros convidados.

O provedor Bruno Hesse destacou que o projeto foi viabilizado por meio de parcerias. Lembrou que a ampliação e revitalização do refeitório e da cozinha contou com o apoio da Central do Dízimo Pró-Vida de Piracibacaba (SP) que repassou em R$ 80 mil em materiais para a obra, e recursos repassados pelo Ministério do Trabalho e pela Justiça do Trabalho. “O novo refeitório e a nova cozinha vai dobrar a capacidade, passando a atender número maior de pessoas”, explicou.

O juiz da Vara do Trabalho, Edson Rodrigues, por sua vez, salientou que o repasse de recursos deve-se ao importante trabalho desenvolvido pelo hospital. “Os recursos são provenientes de multas, termos de ajustamentos de condutas e ações civis públicas. É um recurso que contribui para a coletividade, ou seja, a maior beneficia a maior parcela possível de trabalhadores”, observou.

Enquanto o procurador, Itaborai Bocchi da Silva, ressaltou que o Ministério Público do Trabalho tem sido parceiro de ações importantes como as desenvolvidas pelo Hospital Santo Ângelo. “São recursos provenientes de termos de ajustamento de conduta que são revertidos em benefício da comunidade”, salientou.

COZINHA

A nova cozinha tem 260,72 m², enquanto o refeitório passará ter 40 m². O refeitório antigo com 25 m² tinha capacidade para atender 15 pessoas ao mesmo tempo. O novo refeitório passará a atender 30 pessoas simultaneamente. Além das alterações estruturais, foram feitas reformas e adequações nas instalações elétricas, hidrossanitárias, gás e exaustão. A primeira fase da obra abrangeu a reforma do refeitório, cozinha, área para limpeza de talheres e louças e câmaras frias. A nova cozinha tem 260,72 m², enquanto o refeitório passará ter 40 m².

NUTRIÇÃO
A cozinha e o refeitório integram o setor de nutrição do Hospital Santo Ângelo. Ao todo são duas nutricionistas que atuam no setor: Fabiane Fagundes Dalla Corte, responsável técnica pela Terapia Nutricional, e Marília Sima dos Santos, técnica da Produção que também atuará no Banco de Leite Humano.

A nutricionista Marília Sima conta que a revitalização e ampliação do refeitório e da cozinha diminuirá as filas de espera para quem utiliza o intervalo do trabalho. “Atualmente é servida uma média 470 refeições diárias entre café da manhã, almoço e janta aos nossos pacientes e funcionários. Considerando apenas nossos funcionários são servidas de 70 a 80 refeições por dia. O refeitório funciona das 11h30min até as 13h15min e à noite das 10 horas até a meia-noite”, explica.

EQUIPE
A cozinha do hospital conta com dois cozinheiros responsáveis um pelo turno da manhã e o outro à noite; mais 10 auxiliares de cozinha, 1 estoquista e 1 auxiliar de limpeza. O processo de elaboração dos cardápios é realizado pela nutricionista Marilia Sima dos Santos, conforme lei estabelecida do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

CARDÁPIOS
Os cardápios são diferenciados todos os dias, seguindo as normas e processos da empresa. Os cardápios são os mesmos tanto para pacientes como para os funcionários, modificados conforme enfermidade de cada paciente.
A qualidade dos alimentos segue o Manual de Boas Práticas de Fabricação e também passa por controle higiênico-sanitário.