Concluído curso Casal Gestante

Na quarta-feira, 15 aconteceu o encerramento do Curso Casal Gestante Projeto Nascer, desenvolvido pelo Hospital Santo Ângelo. Na ocasião, a fonoaudióloga Débora Schmidt falou sobre os “Aspectos emocionais da fonoaudiologia para recém-nascido”. Na sequência teve a psicóloga Luciana da Silva Santos que falou sobre os “Aspectos emocionais na gestação, parto e puerpério”.

Uma ampla programação foi desenvolvida ao longo do curso que teve seis encontros. Na terça-feira, 14, a nutricionista Marília Sima falou sobre o Banco de Leite. Enquanto as enfermeiras Lidiane Vargas e Carina Antunes apresentaram a “Técnica de amamentação”. E a enfermeira Claudiane Escobar abordou o tema “Modificações físicas, cuidados e sinais durante o período gestacional e desenvolvimento fetal”.

OUTRAS ATIVIDADES

O curso começou no dia 7, com a fisioterapeuta Thaiana Feijó que falou sobre “Trabalho corporal, relaxamento e técnicas de Shantala”. Neste mesmo dia, a nutricionista Fabiane Dalla Corte abordou o tema “Nutrição na gestação”.

Já no dia 8, Emanuelle Buzatto apresentou a Cartilha do Bebê. Na sequência o médico Edilson Burmann apresentou os cuidados e diferenças entre os partos (cesáreo, vaginal, instrumentado, higiene geral da gestante) e cuidados do puerpério. E no dia 9, a enfermeira Daniele Berwanger falou sobre a “Prevenção e controle de infecções hospitalares – CCIH”. Também falou como se paramentar no Centro Obstétrico, Maternidade e UTI Neonatal.