A importância do trabalho em equipe

image

O trabalho em equipe é fundamental na qualidade dos serviços. Tudo porque é um processo que envolve a coletividade, um conjunto de pessoas para o desenvolvimento de ações que visam um só propósito, um só objetivo.

A equipe deve trabalhar em sintonia de modo a evitar ruídos de comunicação durante o desenvolvimento das atividades. Isso pode comprometer o resultado final do trabalho. Outro aspecto importante nesse processo é a dedicação individual dos profissionais dentro da equipe de trabalho que também reflete positivamente na execução das tarefas.

A enfermeira Renata Pizzolotto, gestora da Unidade D do Hospital Santo Ângelo, explica que a diferença do trabalho em grupo e o de equipe: “No trabalho em grupo as pessoas executam as tarefas, mas não trabalham com o mesmo objetivo. Cada um cumpre o seu papel sem considerar o que o colega está executando. Já o trabalho em equipe, as pessoas desenvolvem ações de forma integrada com os mesmos objetivos e atuando em sintonia”, observa.

Renata diz que essa forma diferenciada em atuar faz toda a diferença na execução de ações dentro de empresa ou instituição. “Os profissionais precisam saber exatamente o que o colega está fazendo para que os esforços sejam direcionados para um objetivo comum. O sucesso ou fracasso na elaboração das tarefas é de responsabilidade dos integrantes da equipe”, frisa.

DELEGAÇÃO DE RESPONSABILIDADES

O bom desempenho do trabalho em conjunto está na delegação de responsabilidades e não de tarefas, onde cada profissional, dentro de seus conhecimentos e capacidades, desenvolve uma parte da etapa do processo que lhe é designada. E a condução desse processo deve ser realizada por um líder que enxergue não apenas os conhecimentos técnicos dos profissionais, mas sim trabalhe as habilidades e competências de cada um.