Aberta Semana da Enfermagem do Hospital Santo Ângelo

Presidente do Coren
Iniciou na segunda-feira, 11, mais uma Semana da Enfermagem do Hospital Santo Ângelo, no auditório da Casa de Saúde. A abertura foi marcada pelas manifestações do diretor técnico, Edison Vargas, do provedor Bruno Hesse, do novo diretor administrativo Sidnei Luis Rugeri e da enfermeira chefe, Maristane Almeida.
Na sequência teve a palestra do presidente do o presidente do COREN-RS, enfermeiro Daniel Menezes de Souza, que ministrou a palestra “A evolução da enfermagem no contexto hospitalar”.
Souza explicou que o profissional de enfermagem surgiu entre os séculos 18 e 19. Antes a função era feita por cuidadores e o atendimento tinha um foco espiritualizado. O local era destinado aos pobres. “O papel do enfermeiro surgiu juntamente com a função do médico quando os hospitais passaram a ser um local de técnica e aprendizado, e não apenas de cura, mas também de prevenção”, salientou.
Semana da Enfermagem
O evento está sendo coordenado pela enfermeira chefe, Maristane Almeida, e várias palestras serão apresentadas ao longo da semana. Na quarta-feira, a fisioterapeuta Tatiane Inácio Cavallini vai abordar o tema “Cuidados de via aérea no ambiente hospitalar”. Enquanto na quinta-feira, o enfermeiro Rudnei Prusch, estomaterapeuta na empresa Modulus, vai palestrar sobre “Estomas intestinais, cuidados de enfermagem e indicação dos dispositivos coletores para estomias”.
E, por fim, na sexta-feira, a nutricionista Marília Sima, pós-graduada em Gestão em Saúde de Segurança dos Alimentos, ministrará palestra sobre o Banco de Leite. O encerramento da Semana de Enfermagem será com o músico Patrício Maicá.