Hospital Santo Ângelo lança processo para implantar sistema de gestão de qualidade

5s
Aconteceu no sábado, 6, no CTG os Legalistas, o lançamento do Programa 5S para os colaboradores do Hospital Santo Ângelo. A medida foi o primeiro passo para a implantação do sistema de gestão de qualidade de processos e serviços desenvolvidos na casa de saúde. O provedor Bruno Hesse, o vice-provedor Odorico Bessa Almeida, o diretor administrativo Fernando Branco, e o diretor administrativo adjunto, Fermino Zucoloto Batista, participaram do lançamento, ocorrido durante encontro de confraternização da Associação dos Funcionários do HSA.
Na abertura, o diretor Fernando Branco salientou a importância deste programa para o aprimoramento da qualidade dos serviços realizados pelo hospital, assim como na agilidade do processo de gestão. “É uma ação cujo sucesso vai depender do empenho de todos os colaboradores”, frisou.
Em seguida, a coordenadora dos Recursos Humanos, Lisiane Fauda, apresentou detalhes sobre a história do Programa 5S que nasceu na década de 50, criado por Ishikawa, ao regressar de uma viagem de estudos aos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, para combater a sujeira das fábricas. Lisiane também destacou que em 1991 teve o lançamento do programa no Brasil – país campeão mundial de desperdícios.
“A essência do programa 5S é mais do que buscar a mudança de atitudes e comportamentos eliminando os desperdícios. Ele também tem como foco melhorar a qualidade de vida das pessoas, otimizando as ações e facilitando o acesso às informações”, explica.

Durante a atividade, Lisiane ressaltou que o Programa 5S indica disponibiliza ferramentas para as pessoas mudar ou melhorarem seus comportamentos através do Seiri (senso de utilização); Seiton (senso de organização); Seiso (senso de limpeza); Seiketsu (senso da saúde e higiene); e Shitsuke (senso de autodisciplina).
COLETA SELETIVA

Na oportunidade, Lisiane também falou sobre a coleta seletiva, que tem como objetivos criar consciência ambiental, destino adequado aos resíduos gerados, minimização de desperdícios e geração de recursos financeiros.
COMO VAI FUNCIONAR
A implantação do Programa 5S está sendo feita pela coordenadora de Recursos Humanos, Lisiane Moretti Fauda, que conta com uma equipe de 13 multiplicadores de diferentes setores da casa de saúde. Esses profissionais terão o papel de treinar os colaboradores dentro do programa. Haverá ainda um time de verificadores que acompanharão a eficácia das ações de implementação do 5S, em todas as áreas da instituição.
5s 3 5s 2