Dia do Doador Voluntário de Sangue

enfermeira-marta-perim-motta-e-patricia-eichPara marcar o Dia do Doador Voluntário, o Banco de Santo Ângelo do Hospital Santo Ângelo desenvolverá atividades nos dias 24 e 25 de novembro. A informação é da enfermeira gestora do Banco de Sangue, Marta Perim Motta. As ações acontecerão em frente ao Banco de Sangue em trecho da rua Antônio Manoel que será interrompida.

Técnicos de enfermagem da URI Campus Santo Ângelo farão a verificação de pressão arterial e testes de glicose, enquanto acadêmicos do curso de Biomedicina do Iesa irão analisar a tipagem sanguínea das pessoas que tiverem interesse em fazer. “Nossa equipe de profissionais de saúde do HSA, juntamente com acadêmicos da URI e do Iesa, estará atendendo o público nestes dois dias de atividades que terá um horário diferenciado do Banco de Sangue para quem quiser fazer a doação de sangue: das 7 às 15 horas sem fechar ao meio-dia”, ressalta.

A pessoa para ser doadora precisa estar em bom estado de saúde (não apresentar sinais de resfriado ou alergias); ter dormido bem à noite; não ingerir alimentos gordurosos (quatro horas antes); não consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação; não fumar duas horas antes, entre outros requisitos. O doador deve ainda ter idade entre 16 e 68 anos, sendo que no caso de idoso ele pode desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos e pesar no mínimo 50 quilos. Para a doação a pessoa deve apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial, como carteira de trabalho ou carteira de identidade. Pessoas na faixa etária de 16 e 17 anos são necessárias a autorização dos pais ou de um responsável na primeira doação.

Não pode doar quem teve doença sexualmente transmissível; quem teve hepatite após 10 anos de idade; sintomas de gripe ou diarréia nos últimos sete dias; fez tatuagem nos últimos 12 meses; procedimentos odontológicos de 1 a 30 dias antes de doar, conforme caso; cirurgias de 3 a 12 meses e conforme o procedimento poderá ficar definitivamente inapto; uso de determinados medicamentos; vacinas 4 semanas após a última dose; homens e mulheres com mais de um parceiro e que mantém relações sexuais sem o uso de preservativo.

O Banco de Sangue do HSA é coordenado pela enfermeira gestora, Marta Perim Motta, e conta com o trabalho da biomédica Patrícia Eich, assim como de técnicos de enfermagem e secretária, perfazendo um total de 15 profissionais de saúde atuando no local. Mais informações sobre o Banco de Sangue pelo telefone (55) 3313 2000.

Foto: Cristiano Devicari