Hospital Regional das Missões registrou intenso movimento de coleta de sangue após reclassificação do setor para Unidade de Coleta e Transfusão

O Hospital Regional das Missões através da Unidade de Coleta e Transfusão, com parceria com a Hemopasso e apoio do Lions Clube Santo Ângelo Universitário, realizou o dia de Doação de Sangue na terça-feira, 14, e registrou um intenso movimento de doadores.

A doação de sangue foi realizada após alguns meses sem coleta devido à reclassificação do local de Banco de Sangue para Unidade de Coleta e Transfusão. Mas durante todo o processo, as transfusões continuaram sem prejuízo para nenhum paciente.

Todo o sangue doado na terça-feira, 14, foi levado para a Hemopasso que realiza todos os processos necessários e depois as bolsas retornam ao Hospital Regional das Missões, dessa forma reduzindo significativamente os custos com os processos.

A reclassificação foi necessária porque o valor total das despesas com o Banco de Sangue girava em torno de R$ 100 mil e o Hospital Regional das Missões não recebia nenhum tipo de incentivo para o Banco de Sangue. Todo o processo foi realizado visando diminuir os custos para a Instituição e manter a qualidade dos serviços para a comunidade regional.

Com a reclassificação o Hospital fica vinculado ao Hemocentro Regional.  Cabe ressaltar, que a reclassificação foi realizada em conjunto com Secretária Estadual de Saúde, senhora Arita Bergmann, demais integrantes da Secretaria Estadual de Saúde e a equipe da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. Além disso, a ação está sendo acompanhada e conduzida pelo HEMORGS – Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, responsável pela rede de captação e disponibilização de hemoderivados.

Alguns doadores falaram sobre o gesto solidário. “A sensação é de estar ajudando”, afirma Andrei Michael Silva de Souza, morador do bairro Alcebíades. Ele realiza a doação de sangue desde 2017. Sua primeira doação foi incentivada pelo Quartel e após criou o hábito de fazer a doação.

Já a doadora Tatiane Campos do Carmo moradora do bairro Olavo Reis relata que faz a doação de sangue há três anos “a minha sensação ao doar é de fazer o bem sem olhar a quem”, diz. Danielle Ribeiro colaboradora do Hospital Regional das Missões também fez questão de realizar a doação e afirma que já doa há mais tempo.