Provedoria e direção apresentam ações da Gestão e balanço do HSA na CDL

Na noite desta quinta-feira, 14, a Provedoria do Hospital Santo Ângelo realizou apresentação das ações da Gestão 2020/2022 na CDL para empresários santo-angelenses. A provedoria estava acompanhada do diretor Administrativo, Gelson Schneider, e dos advogados Gustavo Santos e Tiago Canabarro.
Na oportunidade o presidente da CDL, João Vicente Rigo, o presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi, o presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nikitiz e o presidente da Acisa, Mauro Tschiedel, saudaram a todos e agradeceram pela presença da provedoria do HSA.
Durante a apresentação foi mostrada a atual situação do Hospital Santo Ângelo em relação a atendimentos, onde cerca de 88% são realizados pelo SUS. Além disso, a tabela do SUS tem um contrato que chega a apenas 31% do valor gasto. Devido ao baixo valor da tabela SUS são repassados incentivos fiscais que representam 36%, ou seja a cada R$ 100,00 de custo, o SUS paga R$ 31,00 pela tabela e R$ 36,00 pelos incentivos fiscais, ficando então R$ 33,00 descoberto. Por isso, a necessidade da comunidade auxiliar o HSA, hospital que atende 24 municípios da região.
Outro assunto apresentado foi a renegociação da dívida tributária que ocorreu de forma inédita na região Sul do País. A Associação Hospital de Caridade de Santo Ângelo, conseguiu um feito histórico para a instituição e a comunidade, através da negociação do passivo tributário.
Assim com tal medida, se sai de uma dívida de 29 milhões no âmbito da Procuradoria (PGFN), para 17 milhões, dos quais 7 milhões serão pagos através de precatórios que teremos a receber da União, ficando o remanescente escalonado em 144 parcelas mensais nos demais débitos e 60 meses no previdenciário, com parcelas balões, tornando-se pagável.
Tal conquista reforça o comprometimento desta gestão em buscar o equilíbrio das contas, buscando fontes alternativas de receita com o intuito de melhorar ainda mais a prestação de serviço para a comunidade e região.
Em relação às obras, foi apresentado aos empresários, o novo Centro de Diagnóstico por Imagem com previsão de conclusão em setembro. O espaço terá um tomógrafo novo que chegou recentemente através de uma emenda do deputado Sanderson com recursos de R$ 2,4 milhões.