Infectologista afirma que ação do Hospital Santo Ângelo para controle de bactérias multirresistentes apresenta bons resultados

O médico infectologista Sergio Jaskulski Filho atua no Serviço de Controle de Infecções Hospitalares do Hospital Santo Ângelo, em entrevista fala sobre o trabalho desenvolvido na Instituição e ações para controlar as bactérias multirresistentes que estão apresentando bons resultados no Hospital Santo Ângelo.

Conforme o médico, através do programa de controle de infecções hospitalares é possível identificar bactérias predominantes no Hospital e fazer um panorama. “Atualmente o que se espera de um hospital com bom controle é que tenham poucas bactérias multirresistentes ou pan-resistentes e isso a gente tem visto nos últimos seis meses aqui no Hospital Santo Ângelo. Atualmente existem três bactérias predominantes no Hospital da classe das Gram-negativas, o que é esperado na literatura médica e dessas a gente precisa ter um controle maior de não apresentar muita resistência aos antibióticos. E isso tem se mantido numa porcentagem muito baixa, desse grupo das Gram-negativas”, afirma.

Segundo o médico infectologista, isso ocorre principalmente pela higienização das mãos “que é o maior mecanismo de proteção que nós temos” e o uso racional dos antibióticos que se faz através do próprio Serviço de Controle de Infecção “através das auditorias de antibiótico, onde cada médico que prescreve antibiótico necessitar ter justificativa, o tempo de uso e isso passa por um banco de dados para o setor de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, onde é feita a orientação para o uso racional” explica.

Conforme o médico Sergio Jaskulski Filho, não há como evitar bactérias multirresistentes, mas sim controlá-las o máximo possível. “E isso se controla com higiene e uso racional de antibióticos e ao mesmo tempo sempre identificar as bactérias que são da comunidade. Além disso, a alta precoce também melhora a segurança e não dissemina muitas bactérias resistentes” destaca.