HSA reforça importância de comunicar para a família o desejo de ser doador de órgãos

O dia 28 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Para marcar a data, a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do Hospital santo Ângelo, relembra a importância de comunicar à família o desejo de ser um doador de órgãos.
Segundo a enfermeira da Cihdott, Luélen Rodrigues Valle Paluchowski, o principal índice para não ocorrer a doação é a recusa familiar. Ao longo dos anos, o HSA já registrou 19 doações de órgãos como fígado, rins e pulmões. Porém, já foram abertos 53 protocolos, e a não aceitação da família é o principal motivo do baixo número de captações.
Luélen salienta que, apenas ocorre a doação de órgãos após a confirmação de morte encefálica, que é feita através de exames pelo médico da UTI com médicos neurologistas. Em seguida, é realizada a conversa com a família. Para essa conversa, são acionadas enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais.
Após a aceitação da família, a equipe do Cihdott HSA, encaminha os exames e documentos para a Central de Transplantes em Porto Alegre que faz a avaliação e aciona os médicos que realizam a captação.