Esclarecimento a comunidade

Recurso de R$ 400 mil do senador Laiser Martins ainda não está nos cofres do Hospital Santo Ângelo

Em resposta às críticas do vereador Marcos André na sessão de segunda-feira, 12, na Câmara de Vereadores. No dia 8 de dezembro de 2021 o senador Lasier Martins anunciou pessoalmente no Hospital Santo Ângelo a destinação de recurso no valor de R$ 400 mil. Na oportunidade o senador esteve acompanhado do vereador Marcos André e foram recebidos pela provedora da Instituição, Isabel Cristina Câmera. Seis meses após o anúncio os recursos ainda não estão nos cofres do HSA. Isso ocorre devido a burocracia para liberação desse tipo de verba.
No dia 12 de abril de 2022 foi publicada a portaria de número 812 indicando valores ao Fundo Estadual de Saúde para posteriormente, receber o recurso e repassar ao HSA. A garantia de os recursos chegarem ao Hospital, ocorre apenas após publicação de portaria, mesmo sem data para ser repassado o dinheiro.
O Governo do Rio Grande do Sul somente faz o repasse do recurso ao receber da União. Como o processo ainda está em trâmite, o HSA não recebeu o recurso até esta terça-feira, 12 de julho de 2022.
Vale ressaltar que, recursos vindos de emendas parlamentares e dos governos federal e estadual, são destinados para fins específicos celebrado em contratos. E após a utilização das verbas, o Hospital Santo Ângelo presta contas ao Governo do RS e ao Ministério da Saúde.
Em relação a entrada no Hospital Santo Ângelo. Não está permitida a entrada de visitas aos pacientes devido aos protocolos contra Covid-19. A troca de acompanhantes tem horários fixos e ocorre no hall de entrada da Instituição. Em relação a reunião com a Provedoria ou Administração, é realizado agendamento devido ao intenso trabalho e compromissos ao longo do dia. Todos são recebidos, conforme disponibilidade de horário.