Empresa Enel de Garruchos realiza ação de doação de sangue no HSA

Na manhã de quarta-feira, 20, a empresa Enel de Garruchos realizou uma ação solidária para doação de sangue no Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo. Conforme o técnico de Segurança do Trabalho da empresa, Leandro Issler, todos os anos a empresa realizava essa ação, porém nos últimos dois anos não ocorreu em função da pandemia. “Dentro da empresa realizamos o dia da doação de sangue para auxiliar as pessoas”, afirmou.
Na quarta-feira, 11 colaboradores vieram até o Banco de Sangue entre funcionários da empresa Enel e parceiros. Segundo a coordenadora do Banco de Sangue, enfermeira Marta Motta, a doação de sangue é ainda um problema de interesse mundial.
“O problema dos baixos estoques nos hemocentros, unidades hemoterápica e bancos de sangue é uma constante, devido a doação de sangue não fazer parte da vida da maioria da população, por isso é fundamental o planejamento, o desenvolvimento, a avaliação de estratégias e a socialização, penso que temos um papel social para cumprirmos e a doação de sangue, medula e órgãos seriam um deles”, diz.
Conforme Marta, as doações de sangue a nível mundial não conseguem acompanhar o aumento de solicitações de transfusões de sangue.
“Utilizamos estratégias para a captação de doadores de sangue como o acolhimento do doador de forma humanizada e cordial quando aqui chegam para realizar sua ação, campanhas e também estratégias educativas para encorajar futuros doadores a ter início na formação de hábitos em especial dos jovens, enfocando a doação de sangue como um ato responsável, maduro e de sua importância na participação social” afirmou.
Marta também ressaltou a importância do comprometimento da população em ser um doador assíduo, homens a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias realizarem a doação de sangue para que os estoques de sangue possam suprir a demanda de solicitações de transfusões atendendo assim as necessidades específicas e emergenciais.
Já a coordenadora de enfermagem do HSA, Suzete Liques, afirmou que “doar sangue é um ato de amor ao próximo E mais do que isso. Ao fazer esse gesto, o doador pode dar esperança de vida e de saúde para quem mais precisa”.
Suzete também agradeceu a empresa Enel por se deslocar 120 km até o Hospital para fazer as doações de sangue.