Hospital Santo Ângelo realiza 19ª captação de órgãos

A equipe da Central de Transplantes do Estado realizou mais uma captação de órgãos no Hospital Santo Ângelo neste domingo. O doador foi um homem, vítima de acidente doméstico, que teve morte encefálica. A cirurgia para captação de rins e fígado teve início às 10h30 e seguiu até as 12h10.

O Hospital Santo Ângelo conta, desde 2012, com a Comissão Intra-hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), composta por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, técnicos em enfermagem e secretária. Esta foi a 19a captação de órgãos realizada na instituição de um total de 50 protocolos abertos para transplante.

Neste mês, a campanha Setembro Verde alerta para a necessidade de expressar o desejo de ser um doador. São potenciais doadores pessoas em situação de morte encefálica.