Médicos do HSA e HCor trocam experiências no tratamento de pacientes

O Hospital Santo Ângelo fechou parceria com o HCor (Hospital de Coração de São Paulo), uma referência em saúde no país e no atendimento de pacientes com a Covid-19. A consultoria está em funcionamento desde o dia 3 de agosto e visa dar suporte aos profissionais que atuam no enfrentamento ao novo coronavírus. A parceria viabilizada pelo Proadi-SUS possibilita consultoria a hospitais referências no tratamento da Covid-19, como é o caso do Hospital Santo Ângelo.
COMO FUNCIONA
Os profissionais do HCor fornecem diariamente, das 7 às 19 horas, assessoria via telefone sobre os fluxos de enfermagem. Além disso, a Tele UTI funciona através de vídeo conferência diária, às 11 horas, entre as equipes do HSA e do HCor para alinhamento de condutas clínicas aos pacientes. Já nas segundas e quartas-feiras há aulas sobre temas relacionados à Covid-19. Enquanto nas quintas-feiras, é realizada videoconferência de ventilação mecânica para a equipe de fisioterapia. E nas sextas-feiras, a reunião é com o serviço de psicologia, que faz acompanhamento dos profissionais que atuam na linha de frente do enfrentamento da Covid-19.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
A médica intensivista responsável pelas UTI Adulto e Covid-19, Joise Wottrich, conta que o plano de contingenciamento do HSA recebeu avaliação da equipe técnica da HCor. Joise observa que o plano foi aprovado pela HCor sem ressalvas, validando assim as práticas clínicas de combate à Covid-19 dentro do Hospital Santo Ângelo.
“A troca de experiências está sendo muito importante para a equipe da UTI, principalmente pela comprovação das práticas já realizadas dentro do setor. A credibilidade e competência da equipe tem se fortalecido dia após dia desde o início das atividades de controle da pandemia, no começo de março”, destaca Joise.