Programação especial marca comemorações do Dia Internacional da Mulher

No domingo, 8, várias atividades foram desenvolvidas na Praça Pinheiro Machado, marcando as comemorações do Dia Internacional da Mulher. Dentre as atividades, “orientações sobre os cuidados da saúde com o Hospital Santo Ângelo e Lions Clube Santo Ângelo Tiaraju. A atividade contou com a presença do provedor Odorico Bessa Almeida, a gerente de enfermagem, Maristane Almeida, e outros colaboradores da Casa de Saúde.
Durante a tarde também teve “atenção à saúde com a Unimed Missões”, com verificação de pressão arterial e testes de HGT (glicose), distribuição de material público, prevenção, bem como de frutas e barras de cereais. A exposição “O lugar da mulher” e a patrulha Maria da Penha com espaço e orientações às mulheres sobre a Lei Maria da Penha com a Brigada Militar também foram atrações no Centro Histórico.
Já o Lions Clube Santo Ângelo Universitário apresentou apresentar cabine fotográfica e fez distribuição de livros literários, enquanto o SESC desenvolveu atividades orientadas para a 3ª idade e recreativo para crianças.
O Instituto Federal Farroupilha por sua vez disponibilizou equipe para verificação de pressão arterial, teste de glicose pós-prandial e orientações sobre o autoexame de câncer de mama e cadeiras de massagens.
Teve ainda mateada com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, enquanto a URI, através do PET URI (cursos de Enfermagem, Farmácia e Educação Física), desenvolveu terapias complementares (dança circular, Liang Gong e Oficinas de Mandalas). E à noite teve a escolha da Corte do Carnaval de Rua 2020 de Santo Ângelo.
OUTRAS ATIVIDADES
Na sexta-feira, 6, teve a abertura da programação do Dia Internacional da Mulher, no auditório do HSA, com a palestra sobre “Empoderamento, a Força da Mulher”, ministrada pela professora e vice-provedora do HSA, Iara Fortes. Também aconteceram outras atividades, ainda na sexta, em outros locais com Claudia Vogel; Amanda Mattos (inspetora de polícia), Doris Noêmia da Silva (policial militar), Helenice Reis, Juliana da Rosa (Movimento das Mulheres Negras), Lêda Moraes Roberto (presidente da OAB subseção de Santo Ângelo) e Viviane Obadowski (empresária); apresentações artísticas com as cantoras Ana Duarte e Giovana Terra, grupo de danças “Meduzem” e grupo de dança “Negras Raízes”, além de exposição.
E no sábado, 7, 1ª edição do Projeto Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e URI Santo Ângelo no Centro Social Urbano (CSU) e Posto da 22 de Março. Além disso, serviços e orientações sobre a saúde da mulher (coletas de material para exames).