Banco de Leite do HSA comemora Dia Mundial da Doação de Leite Materno

O Banco de Leite do Hospital Santo Ângelo comemorou, no domingo, 19 de maio, o Dia Mundial da Doação de Leite Materno. Para marca essa data, nesta segunda-feira, 20, a equipe do Banco de Leite Humano fez a entrega de bombons às mães doadoras.

A nutricionista responsável pelo Banco de Leite, Marília Sima, conta que o tema da campanha deste ano é “Doe Leite Materno, Alimente à Vida”. Ela destaca o trabalho desenvolvido no HSA e revela que em 2018 foram distribuídos 286,9 litros de leite materno aos bebês internados na UTI Neonatal do Hospital. E que neste ano já foram distribuídos 83,4 litros.

Segundo Marília, a meta em 2019 é aumentar em 15% o número de doações. Ela conta que o volume coletado e distribuído ainda não é suficiente para atender todos os recém-nascidos prematuros internados. E que o Banco de Leite conta com o apoio da comunidade em geral.

QUEM PODE DOAR

A nutricionista salienta que toda mulher que estiver amamentando pode ser uma doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que possam interferir na amamentação. “É importante que todas as mulheres saibam que ao doar seu leite, ela não prejudicará seu bebê. Pelo contrário, quanto mais ela amamenta ou doa, mais leite ela vai produzir. “Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser oferecido a uma criança”, observa

ORIENTAÇÕES PARA A DOAÇÃO

A mãe deverá vir a primeira vez até o Banco de Leite Humano para cadastro e orientações quanto à ordenha adequada. Também deverá trazer sua carteirinha de pré-natal. Antes de fazer a ordenha, a mama deve ser lavada apenas com água. Em seguida seca com um papel toalha, despejado os primeiros jatos ou gotas para evitar contaminações. As doadores ainda devem tomar o cuidado de cobrir os cabelos com um lenço ou usar uma touca e estar com as mãos devidamente limpas.

Marília também explica que o leite deve ser coletado em local limpo e tranquilo. E o leite não deve permanecer em temperatura ambiente por muito tempo e pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período, deve ser levado até o Banco de Leite ou solicitar para que alguém da equipe busque na casa da doadora.

A nutricionista ressalta que em 2019 o Banco de Leite Humano passou a fazer o recolhimento de doação à domicílio, visando facilitar às mães que desejam ser uma doadora mas não têm condições de deslocamento. “Qualquer quantidade de leite doado é importante. Um vidro de 300 ml de leite pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que ele for alimentado. São muitos os benefícios do bebê amamentado com leite materno. A criança se desenvolve com saúde, tendo recuperação mais rápida e protegida de infecções, diarreias e alergias. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos, quase 2 milhões de bebês foram beneficiados com a doação de leite materno no Brasil.”

MAIS  INFORMAÇÕES

O Banco de Leite do Hospital Santo Ângelo aguarda com todo carinho as mães que gostariam de fazer esse ato de amor ao próximo. Mais informações pelo e-mail bancodeleite@hospitalsantoangelo.com ou através do telefone 3313-2000 ramal 153.