Núcleo de Segurança do Paciente

Uma importante atividade foi realizada, na quarta-feira, 29, no auditório do HSA, com a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Vida & Saúde, a enfermeira Jacinta Spies. O encontro contou com a participação do provedor do Hospital Santo Ângelo, Odorico Bessa Almeida, diretor administrativo, Marcelo Borges, diretor técnico, Loi Roque Biacchi, gerente de enfermagem, Maristane Almeida, assessor de direção, Fermino Zucoloto Batista, assim como dos gestores de unidades, profissionais de enfermagem e outros colaboradores do HSA.
Jacinta explicou como foi o processo de implantação das ações voltadas à segurança do paciente no Hospital Vida & Saúde. A enfermeira destacou que esse processo é complexo. Consiste em melhorar a infraestrutura, a comunicação, descrever os protocolos, treinar os protocolos e implantá-los gradativamente de acordo com a possibilidade da instituição. Jacinta Spies salientou como fundamental que todos os profissionais que têm contato com o paciente, desde a sua admissão no hospital, envolvendo as áreas de nutrição e enfermagem, a classe médica, os integrantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e os fisioterapeutas devem estar envolvidos neste processo. “O grande objetivo deste encontro no Hospital Santo Ângelo não foi apenas ensinar, mas também trocar experiências, mostrar a trajetória que trilhamos e apontar os desafios que temos pela frente”, finalizou Jacinta.