Baixos estoques deixam em alerta o Banco de Sangue

Os baixos estoques de sangue neste período deixaram em alerta o Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo. A enfermeira gestora do Banco de Sangue, Marta Perim Motta, explica que a queda no estoque deve-se principalmente às férias de julho que fez com que muitos doadores saíssem em viagem.
Marta ressalta que o Banco de Sangue está recebendo todos os tipos sanguíneos, mas a necessidade maior são os sangues O positivo e O negativo. “Salientamos a importância da doação de sangue que é um gesto que pode salvar vidas”.
QUEM PODE DOAR
O doador precisar estar em bom estado de saúde e idade entre 16 a 69 anos de idade e pesar no mínimo 50 quilos. No caso de menores de 16 e 17 anos, eles devem ir ao Banco de Sangue com o responsável legal para autorização do procedimento. Os doadores precisam se alimentar antes da doação, mas devem evitar produtos gordurosos. Também não deve fumar duas horas antes da doação e evitar ingestão de álcool por 24 horas.
IMPEDIMENTOS PARA A DOAÇÃO
Não pode doar sangue quem teve doença sexualmente transmissível; hepatite após 10 anos de idade; sintomas de gripe ou diarreia nos últimos sete dias; fez tatuagem nos últimos 12 meses; procedimentos odontológicos de 1 a 30 dias antes de doar; cirurgias de 3 a 12 meses e conforme o procedimento poderá ficar definitivamente inapto; uso de determinados tipos de medicamentos; vacinas quatro semanas após a última dose.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
O Banco de Sangue, localizado na rua Antônio Manoel, funciona de segunda a sábado das 7 às 12h30min. Mais informações pelo telefone (55) 3313 2000.