Direção do HSA reúne-se com vereadores de Santo Ângelo

A direção do Hospital Santo Ângelo reuniu-se, na quinta-feira, 1º de março, no auditório do HSA, com os vereadores de Santo Ângelo. Na abertura, o provedor Odorico Bessa Almeida destacou o diálogo permanente da Instituição de Saúde com os diferentes segmentos da comunidade.

Na sequência, o consultor hospitalar, Edemar Paula da Costa, apresentou o trabalho técnico desenvolvido no Hospital Santo Ângelo, que é baseado em quatro pilares: epidemiologia, recursos necessários, posição geográfica e questões culturais.
Edemar da Costa salientou que o hospital teve que rever algumas ações dentro do planejamento estratégico em virtude da queda de receita no valor de R$ 20 milhões anuais a partir do funcionamento do Hospital da Unimed Missões e da retirada pelo Estado do IHOSP (Incentivo de Cofinanciamento de Assistência Hospitalar). “Diante deste quadro adotamos medidas como cortes de gastos para evitar outra crise financeira da instituição como a que ocorreu de 2000 a 2008”, lembrou.
O consultor salientou que hoje cerca de 60 mil atendimentos são efetuados anualmente e que o hospital passou a disponibilizar novos serviços como a oftalmologia, otorrinolaringologia, oncologia (que aguarda credenciamento SUS no Ministério da Saúde), e traumatologia nível 2.
“O hospital também trabalha para colocar em funcionamento a traumatologia nível 3, através da instalação de um Centro de Trauma. Com isso teremos novos serviços como o de cirurgião neurológico, vascular e torácico. E o HSA se tornará referência para uma população de 1 milhão de habitantes. Estamos fazendo o alinhamento e as adequações necessárias diante dos novos desafios que teremos pela frente”, observou Edemar.
No encontro com os vereadores, o diretor técnico, Loi Roque Biacchi, e o diretor clínico, Flavio Christensen, também apresentaram detalhes dos serviços desenvolvido pelo HSA que hoje efetua cerca de 14 mil procedimentos mensais, atendendo a comunidade regional.

Também no encontro o diretor administrativo, Marcelo Borges, o presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo Oliveira, os vereadores Rodrigo Trevisan, Lucas Lima, Adolar Queiroz, Márcio Antunes, Zilá Andres, Maurício Loureiro, Vando Nolasco, Dionísio Faganelo, Valdonei da Luz, Paulo Sérgio dos Santos e Silva (Paulão), Pedro Waskiewicz e o assessor do vereador Felippe Terra Grass, Isaac Cavalheiro; a gerente de enfermagem, Maristane Almeida, o assessor de direção Fermino Zucoloto Batista, entre outros.

Foto: Cristiano Devicari