HISTÓRIA DO HSA

Nestes 86 anos, o Hospital Santo Ângelo tem uma trajetória marcada por desafios e conquistas. Sua história começou em fevereiro de 1932 quando um grupo de pessoas uniu esforços para fundar a Associação Hospital de Caridade Santo Ângelo.
No dia 5 de fevereiro daquele ano teve a primeira reunião de diretoria com a participação de João Braga Abreu (provedor), João Rocha (vice-provedor), Januário Fernandes (secretário), Frederico Ortmann (1º tesoureiro) e Aparício Sebastião do Amaral (2º tesoureiro). Na ocasião, a diretoria definiu as primeiras ações, visando viabilizar o funcionamento da instituição de saúde.
O hospital iniciou seus serviços no prédio da Casa da Criança (onde é hoje o Lar da Menina, na rua Marechal Floriano, 2522, Zona Norte da cidade).
E em 1941 o hospital adquiriu as instalações da Casa de Saúde Santa Terezinha, uma clínica na rua Antônio Manoel, 701, onde até hoje funciona a instituição.