Equipe da Central de Transplantes faz captação de órgãos no HSA

XXXUma equipe da Central de Transplantes do Estado, de Porto Alegre, esteve, no sábado, 4, no Hospital Santo Ângelo, para captação de órgãos. A doadora foi uma mulher de 48 anos que teve morte encefálica.
A cirurgia começou às 22 horas e prosseguiu até as 23h30min. Na oportunidade foram captados os rins para transplante. Atuaram no procedimento o médico Juliano Martini da Central de Transplantes do Estado, o enfermeiro Paulo Rolim, da Organização de Procura de Órgãos (OPO 7), e o médico anestesista do HSA, Mauro Medeiros.
Também atuaram as equipes da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), através dos enfermeiros Márcio Steinhaus, Paula Queiroz, Cilene Patat, a psicóloga, Carine Bueno Fernandes, e a assistente social, Maira Bagatini, assim como do Centro Cirúrgico e da UTI Adulto.
A paciente estava internada desde a sexta-feira, 3, no HSA. Ela veio do município de Planalto e tinha sido encaminhada pela Central de Leitos do Estado para a UTI do Hospital Santo Ângelo. Foram realizados três exames na paciente para a confirmação do diagnóstico. Os exames foram avaliados por dois médicos, sendo um deles neurologista. A partir da suspeita da morte encefálica foi comunicada a Central de Transplantes do Estado. Após os três exames a equipe do CIHDOTT comunicou a família que autorizou a doação de órgãos.