Samu completa 8 anos com mais de 17 mil atendimentos

XXXXO Samu do Hospital Santo Ângelo completou oito anos nesta quinta-feira, 21. Neste período foram registrados 17.300 atendimentos de pacientes de Santo Ângelo, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Vitória das Missões e Sete de Setembro que integram a área de atuação do serviço.
Desse total, 70% das chamadas são para atendimentos clínicos (doenças cardiovasculares e respiratórias, distúrbios metabólicos e neurológicos, atendimentos psiquiátricos e obstétricos). E 30% referem-se ao atendimento por trauma (acidentes de trânsito, ferimentos por armas brancas e de fogo, assim como quedas).
XXXXO coordenador médico do Samu local, Flávio Christensen, destaca a conquista que foi a implantação do serviço em Santo Ângelo, que é uma importante referência no Estado. “Os mais de 17 mil atendimentos em oito anos falam por si só. As muitas vidas que foram salvas nesse período são resultado do constante treinamento e capacitação da equipe do Samu”, frisa.
Alex Martins Antunes, coordenador de enfermagem do Samu, por sua vez, explica que o Samu tem duas ambulâncias, sendo uma Unidade de Atendimento de Suporte Básico (com técnico de enfermagem e condutor) e uma Unidade de Atendimento de Suporte Avançado (com médico, enfermeiro e condutor). O enfermeiro também explica que hoje o Samu conta com uma equipe de 9 médicos, 6 enfermeiros, 5 técnicos de enfermagem e 11 condutores de veículos.
COMO FUNCIONA
O serviço do Samu funciona da seguinte forma: a pessoa que necessita do serviço é preciso ligar gratuitamente para o número 192. A ligação e atendida pelo Samu Metropolitano, em Porto Alegre, pela Central de Regulação. A telefonista anota as informações sobre o caso. Os dados são repassados para um médico que analisa e define o tipo de viatura que será encaminhada até o local do socorro. Ao mesmo tempo repassa orientações sobre primeiros socorros para quem fez a ligação.
O enfermeiro Alex Martins Antunes destaca que o Samu orienta as pessoas que sinalizem o local do socorro para facilitar a localização e agilizar o atendimento. Alex também destaca que, desde 2011, através da resolução 106/2011, está em funcionamento o serviço de regulação inversa, que permite que o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Secretaria Municipal de Saúde e Departamento Municipal de Trânsito possam acionar diretamente o Samu local para prestação de socorro.
 TROTES
Conforme o enfermeiro Alex, os trotes seguem sendo um desafio para o Samu e salienta importância das pessoas se conscientizarem a respeito dessa questão. Para isso o Samu desenvolve atividades educativas junto à comunidade.
 EDUCAÇÃO CONTINUADA
O Samu promove um trabalho de educação continuada e voluntária junto a escolas, entidades, instituições e empresas de Santo Ângelo e região. Nestas atividades são repassadas orientações de como acionar o serviço, a forma correta do atendimento básico de primeiros socorros até a chegada da equipe do Samu. “O socorro adequado faz toda a diferença na resolubilidade da sobrevida do paciente até o atendimento do Samu”, observa o enfermeiro Alex.