Encerra hoje o curso do Samu/RS em Santo Ângelo

xxxxxx
Iniciou, na terça-feira, 8, o curso do Samu/RS, no auditório do 1º BCom, em Santo Ângelo. Na abertura se manifestaram o diretor clínico do Hospital Santo Ângelo e coordenador médico do Samu, Flávio Christensen, o diretor técnico, Loi Roque Biacchi, o diretor administrativo, Marcelo de Oliveira Borges, a coordenadora do Samu/RS, Silvana Tozzo Ritta, e o comandante do 1º BCom, coronel André Luiz dos Santos Franco.
No primeiro dia, a enfermeira Silvana Tozzo Ritta falou sobre a “Política Nacional de Atenção às Urgências (PNAU). Na sequência teve palestra “Princípios Atendimento Pré-Hospitalar (APH); e “Avaliação primária e secundária no trauma”. Depois, “Notas técnicas SES Samu/RS” com a enfermeira Myrian Thereza Ventura Corrêa”.
Estiveram presentes na atividade a enfermagem do HSA, Maristane Almeida, a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência, Myrian Thereza Ventura Corrêa, o coordenador do Samu local, Alex Martins Antunes, o representante da Polícia Rodoviária Federal, André Peringer, o representante do 11º Comando Regional dos Bombeiros, capitão Jandir Borba; o representante do Grupo Rodoviário da Brigada Militar, tenente Noli Belmiro dos Reis, o representante do Legislativo, vereador Valdonei da Luz, e a representante do Conselho Municipal de Saúde, Clarice Nunes Reck.
PROGRAMAÇÃO DE HOJE
Na manhã desta-feira, 9, foram abordados os temas “Atendimento a pacientes psiquiátricos”; “Óbito no atendimento pré-hospitalar (APH)”; “Reanimação cardiopulmonar (RCP) e manejo do desfibrilador automático externo (DEA)”; . imobilizações; e “Equipamentos Unidade Suporte Avançado (USA) e Unidade Suporte Básico (USB) e atuação dos condutores nas equipes do Samu.
Já hoje à tarde estão sendo desenvolvidas quatro estações práticas no auditório e salas de aula no 1º B Com. Na sala 1, imobilizações decúbito ventral, decúbito dorsal, imobilizações em decúbito e de pé. Na sala 2, colocação de ked e retiradas do capacete, imobilizações de extremidade. Na sala 3, reanimação cardiopulmonar com manejo do desfibrilador automático externo (DEA) e obstrução de vias áreas por corpo estranho (OVACE) adulto e pediátrico. E a quarta estação prática da ambulância será optativa.
CURSO
O encontro faz parte da programação especial, desenvolvida pelo Samu do Hospital Santo Ângelo que estará comemorando 8 anos de funcionamento no dia 21 de setembro. A atividade está sendo promovida pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU) e Samu/RS em parceria com o Hospital Santo Ângelo e 1º B.Com.