Banco de Leite Humano completa dois anos neste domingo

O Banco de Leite Humano está completando dois anos neste domingo, 20 de agosto. O serviço atende bebês da UTI Neonatal e é coordenadoXXXXXX pelo médico Guilherme Dutra Pinheiro e tem como nutricionista responsável, Marília Sima dos Santos.
As instalações contam com sala de recepção, sala de higienização e paramentação da doadora, sala de ordenha, sala de processamento, sala laboratorial analítico, sala de higienização de materiais e sala de paramentação dos funcionários.
O projeto foi viabilizado com apoio do Rotary Club Santo Ângelo Norte que repassou R$ 80 mil para a compra de equipamentos e a Central do Dízimo de Piracicaba que enviou material de construção para a obra.
Marília Sima dos Santos explica que é feito um rigoroso controle de qualidade no processamento do leite, desde a classificação como a ausência de sujidade, passando pela verificação da cor e off-flavor (odor). “Na sequência é analisada a acidez, o teor de gordura e na sequência ocorre o processo de pasteurização. Havendo alteração na qualidade do leite ele é automaticamente descartado”, observa nutricionista.
AGOSTO DOURADO
Durante todo o mês de agosto está em andamento a campanha “Agosto Dourado”, desenvolvida em todo o país pelo Ministério da Saúde. A campanha busca conscientizar as mulheres sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite que pode salvar vidas.
A nutricionista Marília Sima lembra que o aleitamento materno, além de oferecer todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, fortalece a imunidade da criança e o organismo contra doenças respiratórias, alergias e diarréia.
QUEM PODE DOAR
Poderão ser doadoras as mães que produzem um volume de leite acima da necessidade do seu bebê. “A doadora deverá ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação, não pode ser fumante, usuária de álcool ou drogas e deve se dispor a ordenhar e doar o excedente de leite”, explica Marília.

Marília ressalta que para ser doadora é necessário efetuar cadastro no Banco de Leite, trazendo seu exame pré-natal para avaliação. “Após o cadastro e verificação dos exames, o médico responsável da Neonatologia e Banco de Leite Humano, Guilherme Pinheiro, libera a doação de leite para ser retirado no Banco de Leite ou em casa, de acordo com as orientações repassadas. No caso de ser retirado em casa, o Banco de Leite fornece o frasco, caixa isotérmica e gelox para colocar o leite congelado. Também repassa orientações de higiene e a forma adequada da ordenha. O leite congelado depois de pasteurizado possui a validade de seis meses”, conta a nutricionista.
Mais informações pelo telefone (55) 3313 2000, ramal 153 ou pelo e-mail: bancodeleite@hospitalsantoangelo.com.