Realizada a segunda captação de órgãos de 2017

zzzzA equipe da Central de Transplantes do Estado esteve, na sexta-feira, 14, realizando a captação de órgãos de um doador de 56 anos, de Entre-Ijuís, que teve morte encefálica em decorrência de AVC hemorrágico. Os profissionais, provenientes de Porto Alegre, desembarcaram no Aeroporto Regional de Santo Ângelo, no final da tarde.
A cirurgia para captação de órgãos durou cerca de uma hora. Na ocasião foram captados os rins do doador. Atuaram no procedimento o médico da Central de Transplantes, Juliano Martini, e a enfermeira Rochele Soares. O médico do HSA, Flávio Christensen, acompanhou o procedimento cirúrgico.
No total foram feitos três exames no paciente para obter a confirmação do diagnóstico de morte encefálica, sendo dois testes clínicos e um exame de imagem, conforme protocolo da Central de Transplantes. Três médicos avaliaram os exames.
Com a confirmação do diagnóstico de morte encefálica, o médico neurologista e a equipe do CIHDOTT, através da enfermeira Fernanda França, psicóloga Luciana da Silva e assistente social, Priscila Dekeper dos Santos, comunicou o resultado à família que autorizou a doação de órgãos.
Foto: Cristiano Devicari