Unidade de Saúde Mental retoma grupo terapêutico de familiares

xxxxxAjudar no enfrentamento de situações envolvendo pacientes com doenças mentais ou dependência química. Essa é a proposta da ação de retomada do grupo terapêutico com familiares de pacientes, atendidos na Unidade de Saúde Mental do HSA. Na quinta-feira, 5, a enfermeira coordenadora do setor, Rúbia Geruntho dos Santos, iniciou os trabalhos com familiares. A enfermeira explicou detalhes sobre as normas, rotinas, e os POPs (procedimentos operacional padrão). Explicou ainda como funciona o processo de admissão do paciente, regras durante a internação, alta do paciente e ações em caso de fuga da pessoa que recebe assistência.
Rúbia explica que essas orientações serão importantes para a continuidade do tratamento dos pacientes quando forem transferidos para algum centro terapêutico ou CAPS. Os encontros serão realizados todas as quintas-feiras, às 16 horas, no auditório do Hospital Santo Ângelo. A psicóloga Luciana da Silva e a estagiária do curso de Psicologia da URI, Teresa Thayna, participaram da atividade. A assistente social, Priscila Dekeper também integra esse projeto.
A psiquiatra Mabel Konzen é a médica responsável pela Unidade de Saúde Mental.
Foto: Cristiano Devicari