Samu do HSA completa sete anos com 15 mil atendimentos

fotos-samu-106O Samu do Hospital Santo Ângelo completou na quarta-feira, 21, sete anos de funcionamento com 15.051 atendimentos. O serviço atende Santo Ângelo, Entre-Ijuís, Sete de Setembro, Eugênio de Castro e Vitória das Missões. O Samu tem como coordenador técnico dos serviços médicos, Flávio Christensen, e como coordenador técnico dos serviços de enfermagem, Alex Martins Antunes.
De acordo com o enfermeiro Alex, deste total de atendimento, 60% são mulheres e 40% homens. Pessoas na faixa etária de 60 a 90 anos de idade representam a maioria dos atendimentos. Já em relação às vítimas de acidentes de trânsito, a maior parte é de jovens entre 18 a 25 anos de idade. “Do total de atendimentos do Samu, 75% são clínicos (problemas respiratórios, neurológico, metabólico, diabete e hipertensão) e 25% são de traumas por acidentes e incidentes”, observa Alex.
O coordenador salienta ainda que nesse período cerca dos 800 atendimentos os pacientes foram medicados, orientados e deixados em suas residências, enquanto 570 foram removidos do Hospital Santo Ângelo para Santa Maria, Passo Fundo e Ijuí pela necessidade de atendimento emergencial de alta complexidade nas áreas de cardiologia e neurologia.
samu-1EQUIPE
A equipe do Samu conta com nove médicos, seis enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e 11 condutores. Para o serviço há duas ambulâncias sendo uma Unidade de Suporte Avançado (com um médico, enfermeiro e condutor) e uma Unidade de Suporte Básico (um técnico de enfermagem e o condutor).
REGULAÇÃO INVERSA
Para acessar o serviço é disponibilizado o número 192. O Samu tem o serviço de regulação inversa no município, onde órgãos como a Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual e Bombeiros podem ligar diretamente para o telefone do Samu e solicitar o atendimento. A regulação inversa agiliza o processo e diminui o tempo de resposta no atendimento da vítima.
TREINAMENTOS E PALESTRAS
O Samu de Santo Ângelo é uma referência no Estado e desenvolve importante trabalho educativo e de prevenção com treinamentos e palestras em empresas, instituições, universidades, escolas estaduais e particulares.