Central de Transplantes faz captação de órgãos

captacao

A equipe da Central de Transplantes do Estado fez, na quarta-feira, 7, a captação de órgãos no Hospital Santo Ângelo. Vieram de Porto Alegre para o procedimento o médico cirurgião, Juliano Martini, e o enfermeiro Paulo Rolim. O doador foi um homem de 54 anos que teve morte encefálica, vítima de AVC.

Os médicos fizeram a captação dos rins e do fígado. A cirurgia começou às 9 horas e prosseguiu até as 11h30min.

A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, a enfermeira Denise Guerin, explica que os enfermeiros Márcio Steinhaus e Michele Santoni abriram o protocolo às 10h30min de terça-feira, 6, e a confirmação de morte encefálica ocorreu às 18h40min.

Foram realizados três exames, dois clínicos e um neurológico que foi avaliado por dois médicos. O enfermeiro Márcio Steinhaus conversou com a família que decidiu pela doação de órgãos.

Foto: Cristiano Devicari