Provedor destaca os avanços e desafios do HSA

REDUC
O novo provedor do Hospital Santo Ângelo Odorico Bessa Almeida falou, em entrevista na rádio Sepé Tiaraju, sobre os avanços e desafios que a instituição tem pela frente. Lembrou do processo de recuperação com os provedores Velci Machado, Luiz Vilmar Denardin, Ataídes Reis Brum e Bruno Hesse.

“Eu entrei no Hospital Santo Ângelo na época do provedor Luiz Vilmar Denardin e estava como vice-provedor há quatro anos. Vejo como um trabalho desafiador e de muita responsabilidade tendo em vista que o hospital atende 24 municípios da área de abrangência da 12a Coordenadoria Regional de Saúde. O HSA oferece 45 serviços de diferentes especialidades e agora tem uma novidade a telemedicina para o atendimento de pacientes com suspeita de AVC. São poucos hospitais do Estado que dispõe deste serviço. O paciente é atendido no hospital por um médico local e acompanhado por uma equipe de neurologistas do Hospital Moinho de Ventos de Porto Alegre, atuando 24 horas. Esse antedimento antes de ocorrer o AVC reduz e até evita sequelas no paciente”, explicou.

Odorico explicou que apesar dos avanços da medicina, a limitação de recursos segue um grande desafio principalmente aos hospitais filantrópicos, como o HSA que hoje cerca de 70% dos atendimentos são de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O provedor lembrou que diante do quatro de crise política e econômica do país os hospitais, principalmente os filantrópicos são os mais afetados.

Foto: Cristiano Devicari