Dia Mundial do Doador de Sangue

reduc
Foi comemorado, na terça-feira, 14, o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída pela Organização Mundial da saúde (OMS) em homenagem e a agradecimento a todos os doadores que ajudam salva vidas diariamente. A data também comemora o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.

Marcos Bertazo Vargas, de 46 anos, morador do bairro Hortência, esteve no Dia Mundial do Doador de Sangue, fazendo doação voluntária de sangue. “Essa é a segunda vez que estou doando sangue. Faço isso porque sei que tem pessoas que precisam. Sei que o dia que se um dia precisar farão o mesmo por mim. Acho importante que as pessoas possam ajudar quem está num momento difícil, salienta.

QUEDA DE DOAÇÃO
O número de doação de sangue teve queda de 40% no mês de maio. De acordo com a enfermeira gestora do Banco de Sangue, Marta Perim Motta, essa queda deve-se a chegada das baixas temperaturas e pela vacinação contra a gripe. Apesar disso, o número de doações vem sendo recuperado de forma gradual durante o mês de junho.

Conforme Marta, o Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo vem desenvolvendo um trabalho permanente de conscientização das pessoas sobre a importância da doação voluntária de sangue. “Estamos recuperando o número de doações que teve queda em maio. Isso é algo normal que ocorre todos os anos neste período. Estamos em campanha permanente para manter o estoque dos diferentes tipos sanguíneos (AB+, A+, B+,O+, AB-, A-, B- e O-)”, observa Marta.

COMO É FEITA A COLETA
A biomédica do banco de Sangue, Patrícia Eich, explica que a coleta leva no máximo 15 minutos, onde são retirado sangue e aproximadamente 400 ml de sangue e pequenas amostras para a realização de exames laboratoriais. “São realizados a cada doação, exames de HTLV, hepatites B e C, Doença de Chagas, HIV e anemia falciforme. Os resultados podem ser retirados após 15 dias pelo doador. Para isso, o doador deve apresentar seu documento de identidade.
Após a doação é oferecido pelo Banco de Sangue um lanche para reposição de líquidos e nutrientes.

QUEM PODE DOAR
Marta Perim Motta explica que a pessoa interessada em doar sangue deve trazer um documento oficial com foto; estar bem de saúde; ter idade entre 16 e 69 anos, no caso de jovens de 16 e 17 anos eles devem estar acompanhados do responsável legal no momento da doação; a primeira doação até os 60 anos de idade; ter dormido pelo menos seis horas; não fumar duas horas antes de doar; não ingerir bebida alcoólica 24 horas antes; não ingerir alimentos gordurosos pelo menos quatro horas antes de doar; não ser usuário de drogas e não estar com sintomas de gripe, alergia ou ferimentos ainda não cicatrizados.

QUEM NÃO PODE DOAR
Não pode doar sangue quem teve doença sexualmente transmissível; quem teve hepatite após os 10 nos de idade; sintomas de gripe ou diarreia nos últimos sete dias; tatuagem nos últimos 12 meses; procedimentos odontológicos de 1 a 30 dias antes de doar; cirurgias de 3 a 12 meses e conforme o procedimento poderá ficar inapto de forma definitiva; uso de determinados medicamentos; vacinas quatro semanas após a última dose; homens e mulheres com mais de um parceiro e que mantém relações sexuais sem uso de preservativo.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

O horário de atendimento do Banco de Sangue é de segunda a sábado das 7 às 12h30min.
Foto: Cristiano Devicari