Hospital Santo Ângelo

Novas tecnologias para o atendimento de pacientes com AVC

reduc

A área da saúde possui uma série de desafios como a limitação de recursos pelo poder público, assim como devido ao aumento das doenças crônicas em decorrência do envelhecimento da população e pela falta de especialistas nos hospitais do interior. Diante deste cenário a telemedicina vem tornando-se um aliado que pode contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços na área da saúde.

Pensando nisso o Hospital Santo Ângelo fechou parceria com o Centro Avançado de Neurologia e Neurocirurgia (Ceanne) para o atendimento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral AVC). Na terça-feira, 16, aconteceu o treinamento de médicos e as equipes de enfermeiros e do Samu para colocar em funcionamento o sistema de telemedicina. O treinamento foi feito pela médica neurologista, Daiane Piccolotto. O sistema entrou em funcionamento na quarta-feira,18.

DIAGNÓSTICO RÁPIDO
De acordo com o gestor do telemedicina do Ceanne, Fernando Pisa, o sistema possibilitará diagnóstico rápido de pacientes com suspeita de AVC, através de uma conexão direta que permitirá que o médico da emergência do HSA tenha contato com a equipe de neurologista do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre. “A pessoa com suspeita de AVC fará no HSA um exame de tomografia. Esse aparelho estará conectado com o sistema de telemedicina e enviará dados para os médicos da Capital. Na sequência, o paciente será enviado para a sala da central de telemedicina que fica no setor de urgência/emergência do HSA. No local, uma câmera de alta precisão enviará imagens do pacientes. Com os dados da tomografia e as imagens do pacientes, a equipe de Porto Alegre e o médico do hospital local darão o diagnóstico do paciente.

A partir desse diagnóstico será possível o tratamento com medicação para os casos de AVC por entupimento de artéria. No entanto o tratamento com medicação somente será feito após análise de um protocolo que prevê contra-indicações como, por exemplo,pacientes que fizeram cirurgias até 30 dias”, explica.

AVC
Fernando Pissa salienta que hoje do total de AVC que acontece 85% é isquêmico (entupimento da artéria) e os outros 15% hemorrágico (rompimento da artéria). “Nos casos de entupimento de artéria é possível tratamento com medicação. Quando o atendimento ocorre até quatros horas em meia após os primeiros sintomas são grandes as chances de evitar ou diminuir as sequelas de um AVC no organismo”, observa.

CENTRAL DE TELEMEDICINA
A central de telemedicina conta com uma câmera Policom HDX 6000 capaz de captar imagens do paciente com alta nitidez que possibilita a equipe de neurologistas de Porto Alegre verificar a situação do paciente atendido no Hospital Santo Ângelo. Também possui um computador e um equipamento especial que processa e transmite as imagens via internet para o Hospital Moinho de Ventos.

VANTAGENS DO SISTEMA
O sistema de telemedicina possui uma série de beneficios como redução de custos e permite que pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso ao serviço de médicos especializados na área de neurologia. O HSA é a primeira instituição fora da região metropolitana a integrar o sistema telemedicina do Ceanne. O Hospital Centenário de São Leopoldo e o Instituto de Cardiol