Concluído 18º Curso de Casal Gestante

reduc

Encerrou na quinta-feira, 14, o 18º Curso de Casal Gestante Projeto Nascer, desenvolvido pelo Hospital Santo Ângelo. No sexto encontro, no auditório do HSA, a fonoaudióloga Débora Schimdt apresentou para os casais os “aspectos de fonoaudiologia para o recém-nascido e a enfermeira Carmem Marchionatti, da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, explicou aos futuros pais sobre os cuidados com o recém-nascido. Essas duas atividades marcaram a finalização de mais uma edição do curso.

Durante as duas semanas de cursos foram realizadas outras palestras e repassadas várias orientações aos casais. No primeiro encontro, a enfermeira Daniele Berwanger ministrou palestra, assim como repassou orientações sobre a internação hospitalar. Enquanto a enfermeira Aline Rebelato abordou o tema “saúde bucal e higiene geral do bebê”. E a nutricionista Fabiana Dalla Corte falou do papel da “nutrição na gestação”.
No segundo encontro, o médico Edilson Burmann explicou os “cuidados e diferenças entre partos (cesáreo, vaginal e instrumentado). Ele também tratou sobre higiene geral da gestante e cuidados no puerpério”. Depois foi trabalhado o tema “modificações físicas na gestação e desenvolvimento fetal” com a enfermeira Emanoele Busatto.
No terceiro encontro, a fisioterapeuta Thayana Feijó abordou o tema “trabalho corporal, relaxamento e técnicas de Shantala”. E a enfermeira do Samu, Gisele Siniak, explicou os procedimentos adequados de primeiros socorros. Enquanto no quarto encontro, a enfermeira Cristiane Segato destacou sobre o papel da “prevenção e controle de infecções hospitalares (CCIH) e como se paramentar no Centro Obstétrico”. Já a nutricionista Marília Sima explicou detalhes de como funciona o Banco de Leite Humano.
A enfermeira Cláudia Siveris, por sua vez, apresentou no quinto encontro o tema “amamentação e técnicas para amamentar” e a psicóloga Luciana Silva vai falar sobre “os aspectos emocionais na gestação e puerpério”.
EQUIPE DO CURSO
O 18º Curso de Casal Gestante do Hospital Santo Ângelo foi coordenado pela enfermeira Camila dos Santos e atuam na equipe organizadora a enfermeira chefe, Maristane Almeida, e as enfermeiras Daniele Farias Berwanger, Aline Rebelato, Emanuele Busatto, Cláudia Siveris e as nutricionistas Fabiane Dalla Corte e Marilia Sima dos Santos.