Inaugurado ambulatório de feridas

reduc

Atendendo a política de ampliação e aprimoramento dos serviços, o Hospital Santo Ângelo inaugurou, na última semana, o Ambulatório de Feridas. O ambulatório é destinado ao atendimento de pacientes com feridas crônicas, caracterizadas por lesões prolongadas.

O provedor, Bruno Hesse, destacou a importância desse serviço para a região, assim como o trabalho desenvolvido pela equipe da Comissão Interna de Curativo. “Com esse novo serviço, ampliamos nossa área de atuação e com isso, nossas possibilidades de ajudar os pacientes encaminhados pelo SUS e demais convênios. Além disso, o Hospital Santo Ângelo foi destaque durante o V Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas, realizado em Florianópolis. As enfermeiras Maristane Almeida, Daniele da Rosa e Haide Guse Brissow relataram o trabalho desenvolvido pelo nosso Hospital”, frisou.

No ato, a enfermeira Daniele da Rosa lembrou que em 2010 foi constituída a Comissão Interna de Curativos através das enfermeiras Maristane Almeida e Alessandra Frizzo. Ela explicou que em setembro de 2012 o HSA ofereceu aos enfermeiros o curso de debridamento (recurso terapêutico para o tratamento de feridas). A partir disso, formou-se o GEPELE (Grupo de Enfermagem na Prevenção das Lesões de Pele). Daniele ainda revelou que a comissão conta com dois médicos e 13 enfermeiros.

De acordo com a Gerente de Enfermagem Maristane Bechorner Almeida, o ambulatório de feridas irá auxiliar no tratamento e no processo de cicatrização das feridas, “É importante ressaltar que cuidar de feridas é um processo dinâmico, complexo, no qual a enfermagem deve ter uma visão ampla tendo importante papel no seu desenvolvimento. O Ambulatório de Feridas vai garantir mais qualidade de vida aos pacientes”, observou.

PRESENÇAS

Estiveram presentes na inauguração a vice-prefeita Nara Damião, o diretor administrativo Sidnei Rugeri, o diretor técnico, Edison Vargas, os médicos Rafael Fontoura e João Ghellar, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jerônimo Riechel, entre outros convidados.